Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

petobras-1Brasil - Diário Liberdade - A crise na Petrobras na visão de três especialistas no assunto.


Nas últimas semanas a Petrobras - maior empresa do Brasil – voltou a ser destaque na grande mídia brasileira. As manchetes voltaram a trazer a gigante do petróleo recheadas de escândalos, com destaque maior para a compra "superfaturada" de uma refinaria na cidade de Pasadena (Texas, EUA), em 2006, quando a atual presidente Dilma Rousseff era presidente do Conselho de Administração da empresa. Suspeita de ter representado um prejuízo gigantesco, a aquisição da refinaria pela Petrobras tem sido alvo de investigações em diferentes órgãos, como o Ministério Público e a Polícia Federal.

A oposição, atualmente encabeçada pelos neoliberais (PSDB), setores denominados de "nova política" (PSB) e independentes resolveram usar o caso para ganho eleitoral, tentando instalar assim uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no congresso nacional. Até o momento sem sucesso.

Atualmente a Petrobras passa por graves problemas financeiros na medida que o governo brasileiro (acionista majoritário) usa a estatal de economia mista para resolver questões como conter a inflação ou agradar aliados políticos. Nesta terça-feira (15/04) em audiência pública no senado, a presidente da empresa, Graça Foster, disse que a Petrobras está com uma dívida de 268 bilhões de reais.

Mas como colocou os trabalhadores da petrolífera, em carta aberta, foi essa oposição (PSDB), que quando era situação na década de 90, que quebrou o monopólio estatal do petróleo, privatizou setores/unidades da Petrobras e escancarou a terceirização na empresa.

Leia mais: Mídia requenta Pasadena para acabar com a Petrobras e ajudar na entrega do Pré-Sal

Para explicar este grave quadro que a Petrobras enfrenta o programa Faixa Livre, mantido por entidades - associativas, sindicais e profissionais - entre elas o Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (SINDIPETRO-RJ) e a Associação de Engenheiros da Petrobras (AEPET), organizou na última sexta-feira um debate com três especialistas no assunto. Trata-se de Ildo Sauer, diretor do Instituto de Energia Ambiental da Universidade de São Paulo e ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras (2003-2007), Sílvio Sinedino, presidente da AEPET e membro do Conselho de Administração da Petrobras, eleito pelos trabalhadores, e Fernando Siqueira, ex-presidente e atual vice-presidente da AEPET.

O debate foi ao ar na última sexta-feira (11/04) na rádio Livre do Rio de Janeiro.

Ouça na íntegra abaixo:


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.