Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

120613 reajusteprec3a7oBrasil - PCO - Nessa terça-feira ocorreu o terceiro protesto contra o aumento da passagem em São Paulo. Mais do que qualquer coisa, essas manifestações, aliadas às que ocorreram em outras cidades e que inclusive conseguiram impedir o aumento da tarifa, estão mostrando uma clara tendência à mobilização da população.


A repressão policial e a calúnia da imprensa burguesa também estão no pacote. É uma tentativa de sufocar uma tendência à mobilização que está latente e vem se expressando.

Para se ter uma ideia, em São Paulo nessa terça-feira ocorreram ainda outros dois protestos. A polícia efetuou uma desocupação violenta de uma comunidade e os moradores reagiram. E na Avenida Paulista, antes do protesto contra o aumento das passagens, os próprios policiais estavam se manifestando.

Na tentativa de conter as manifestações, o governo está investindo na repressão contra os manifestantes. Nessa terça, ficou claro que a polícia avançou contra o protesto sem nenhum motivo, contra um protesto pacífico. Os policiais literalmente perseguiram os manifestantes nos metrôs, fechando o metrô, jogando bombas de gás lacrimogêneo nas estações e aterrorizando as pessoas que nem sequer estavam se manifestando. Até mesmo dentro de lojas e de shopping centers os policiais foram.

O mesmo ocorreu no primeiro protesto e também nas outras capitais em que a juventude saiu às ruas contra o aumento.

Um promotor de Justiça chegou a dizer que os policiais deveriam matar os manifestantes e ele arquivaria o processo.

Manifestações na Avenida Paulista e no centro são comuns, embora o ex-prefeito Gilberto Kassab tenha tentado proibir. Por que tanta histeria da direita e tanta repressão?

É uma política repressiva contra as manifestações políticas em geral. É uma tentativa de cassar o direito de manifestação, um direito elementar em qualquer regime que se reivindica democrático.

Essas manifestações não expressam simplesmente uma revolta contra o aumento da tarifa de ônibus e metrô, bem como a repressão não está a serviço apenas das empresas de transporte.

A dimensão que está adquirindo indica uma tendência à retomada das lutas populares em geral. São, nesse sentido, um prenúncio de um movimento grevista e de mobilização geral e que o Estado não tem outro recurso para conter no momento senão a força.

É preciso intensificar as mobilizações, torná-las cada vez mais amplas, numa luta não apenas pela redução da tarifa, mas pela estatização do sistema de transporte e o passe livre.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.