Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

190912 bancariosbauruBrasil - CSP-Conlutas - A greve dos bancários começou ontem (18/09), e a categoria vai permanecer de braços cruzados em todo o Brasil até que a Fenaban apresente uma proposta de reajuste salarial decente, já que a primeira foi prontamente rechaçada nas assembleias realizadas no dia 12.


Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas, a oferta de 6% de reajuste salarial é um tapa na cara dos trabalhadores. O setor financeiro é o que mais ganha dinheiro no país, tendo lucrado, os seis maiores bancos (BB, CEF, Itaú, Bradesco, Santander e HSBC), R$ 25,2 bilhões só no primeiro semestre.
 
Além disso, esses seis bancos conseguem se sustentar somente com as tarifas cobradas dos clientes. Vale dizer: a folha de pagamento não custa nada para eles. Enquanto isso, os bancários recebem baixos salários e sofrem diariamente com a sobrecarga de trabalho e com a pressão pelo cumprimento de metas absurdas.
 
Os bancários de Bauru e Região lutam por um reajuste de 23% — que correspondem à inflação registrada nos 12 meses anteriores à data-base da categoria (1º de setembro) mais 17,5% de reposição das perdas salariais ocorridas desde o lançamento do Plano Real, em 1994 — e pela ampliação do número de trabalhadores bancários.
 
Primeiro dia
 
Neste primeiro dia de greve, com exceção das agências do Bradesco, todas as outras do Centro de Bauru ficaram fechadas. No restante da cidade, também não funcionaram as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
 
Das agências situadas nas imediações da Praça Portugal, só as do Itaú ficaram abertas. Os bancários cruzaram os braços nas duas do Santader e também no Safra, somando-se aos grevistas do BB (duas agências) e da CEF.
 
O levantamento feito pelo Sindicato/Conlutas no início da tarde constatou que todos os bancários de Santa Cruz do Rio Pardo e de Avaré também pararam, com exceção dos empregados do Bradesco. Além disso, a CEF aderiu à greve em Lençóis Paulista, Piraju e Agudos.
 
Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas
 
 
Foto: OdT

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.