Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

educaçaoBrasil - PCO - A proposta do governo Dilma é de aumento de 10% real linear em três anos, mas a inflação acumulada para o período é de 32%, segundo cálculo da Associação dos Docentes da UFMT 


A greve dos professores das universidades federais completou cem dias na última semana e, ao mesmo tempo, categorias fundamentais, como a dos eletricitários, entraram em greve. Mais de 300 mil servidores federais, de diferentes órgãos públicos, permanecem em greve, mesmo sob a ameaça do governo de corte de ponto dos grevistas.

Há uma tendência geral de mobilização de categorias que há muitos anos ficaram adormecidas, com greves fracas e sem grande duração.

Em meio à tendência geral de greve, aproxima-se a campanha salarial dos petroleiros, outra categoria fundamental, cuja greve tem potencial para causar grandes prejuízos ao governo, e dos Correios.

Nos Correios, a tendência é de uma mobilização enorme, como há muito tempo não se via na categoria, tendo em vista que o setor de oposição derrotou o bloco dos agentes patronais, da Articulação Sindical/PT e do PCdoB.

O governo mantém uma política dura de ataque aos poucos direitos conquistados com muita luta pelos trabalhadores brasileiros. Os trabalhadores dos Correios e outras categorias ainda sentem o duro ataque do governo na última greve tendo seus dias descontados por um ano. 

Nessa greve dos professores universitários, o governo do PT propõe um acordo trianual. A proposta é que os professores assinem um acordo com validade de três anos, até 2015. A inflação acumulada para esse período de três anos é de 32%, o que significa que o governo está oferecendo aos professores um reajuste linear de cerca de 10% nos salários durante três anos.

O acordo proposto pelo governo deve ser amplamente rejeitado. A imposição de acordos bianuais ou, como nesse caso, trianuais, é um ataque sem precedentes aos trabalhadores, porque retira da categoria seu direito de greve no ano seguinte. É uma tentativa de impor aos trabalhadores o fim das campanhas salariais anuais e a promoção de um virtual congelamento salarial por três anos. Eis o “plano de austeridade” de Dilma Rousseff na prática.

Nos Correios, os trabalhadores rejeitaram categoricamente o acordo bianual imposto pela direção da ECT, o governo Lula e os sindicalistas pelegos do PCdoB/CTB e da Articulação-PT, tendo a corrente Ecetistas em Luta (PCO), que impulsionou essa luta contra o bianual, levado uma ação à Justiça pedindo a anulação desse acordo e, inclusive, obtendo ganho de causa.

A assinatura de um acordo como este pelo ANDES-SN (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior - sindicato nacional) dirigido pela Conlutas seria uma das maiores traições – se não a maior –já realizadas contra os professores universitários.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.