Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

071015 jornBrasil - Brasil de Fato - Durante a ação também acontece o lançamento da Jornada Continental da Luta Anti-imperialista.


Após dez anos da vitória de diversas organizações progressistas sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), grupos e movimentos populares realizam um ato político-cultural em comemoração do feito, nesta quarta-feira (7), na capital paulista. A manifestação acontece às 19h no Sindicato dos Engenheiros Rua Genebra, 25, próximo ao metrô Anhangabaú e à Câmara Municipal de São Paulo.

O ato marcará o lançamento da Jornada Continental da Luta Anti-imperialista, que ocorre entre os dias 5 a 22 de novembro, em mais de 20 países das Américas, organizada por articulações da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) protagonizada pelos movimentos sociais.

Além da Alba Movimentos, participam do ato político-cultural de lançamento da jornada o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Central de Movimentos Populares (CMP), Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Consulta Popular, entre outros.

Em nota, a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), mais uma organização participante, enfatizou a importância do ato: “Hoje, vivemos em uma conjuntura de acirramento do conservadorismo e nova ofensiva imperialista sobre os países da América Latina, e sobre nossas riquezas naturais. Nesse sentido, o ato, para além de um momento de comemoração, será também um para debatermos os atuais desafios da luta anti-imperialista em nosso continente.”

Alca

O projeto do então presidente norte-americano Bill Clinton de uma área de livre comércio, em 1994, sofreu duras críticas de movimentos populares e anti-imperialistas em vários países americanos. Nos anos 2000, a “Campanha Continental Contra a Alca” contou com a adesão de milhares de pessoas e realizou um plebiscito, em 2002, que obteve 10 milhões de votos contra a iniciativa. Em 2005, a Alca foi arquivada pela Cúpula da Organização dos Estados Americanos (OEA).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.