Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

indigenasguaraniBrasil - Brasil de Fato - A comunidade indígena Guarani, do Jaraguá, zona norte de São Paulo, vem passando por sérios problemas. A contaminação da lagoa que abastece a aldeia, a privatização do Parque Estadual e o não reconhecimento de suas terras são vistos como um 'desrespeito por parte do governo estadual aos direitos fundamentais dos povos indígenas'. Devido a esses empecilhos, os Guarani convocam uma manifestação para esta sexta-feira (13), às 11h.


A aldeia dos Guarani do Jaraguá é considerada a menor do Brasil, com 17.000m2. Além do pouco espaço, o terreno, construído após a formação e reconhecimento da aldeia, ainda é cortado pela estrada que leva ao pico do Jaraguá. A luta pela ampliação da terra já dura duas décadas.

Já a privatização do Parque Estadual, anunciado em maio deste ano pelo governo do estado, ameaça o livre acesso das pessoas no local. Criado oficialmente em 1961, o parque abriga os últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo, que hoje podem ser contemplados gratuitamente. Mas, com a privatização, a empresa vencedora terá o prazo de 30 anos para explorar comercialmente e cobrar acessos como serviços de estacionamento, restaurante e passeio pelas trilhas.

Além disso, a comunidade reivindica a descontaminação da lagoa do Parque Estadual. Segundo os indígenas, o córrego carrega a água contaminada para dentro da aldeia, causando sérios riscos à saúde das pessoas. O problema é enfrentado pela comunidade há mais de 15 anos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.