Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

290113 colombiaBrasil - PCB - Avante a paz com justiça social, democracia e soberania!


Com sucesso foi lançado no dia 24 de Janeiro na cidade de São Paulo o Comitê organizador do Fórum pela paz na Colômbia.

Este Fórum pela Paz na Colômbia acontecerá na cidade de Porto Alegre, no próximo mês de maio, mais exatamente nos dias 24, 25 e 26 de 2013 e é uma iniciativa das mais de 2000 organizações populares e políticas colombianas, cujo objeto é reunir os aportes de experiências, produções acadêmicas, culturais, artísticas dos lutadores pela paz, pelos direitos humanos e pela democracia de nossa América, que ajudem o movimento social colombiano a ampliar a mobilização popular pela busca de acordos legítimos para a resolução das causas sociais do conflito armado. Neste sentido, o Fórum é de suma importância, porque aportará à participação social no desenvolvimento dos diálogos de paz entre o governo e as FARC-EP, que atualmente se realizam na cidade de Havana, Cuba.

O Fórum dentro do marco de debate da Paz da Colômbia propõe três eixos transversais: a) Justiça Social; B) Democracia; C) Soberania. Desses três eixos se desdobram grupos temáticos com capacidade de acolher a multiplicidade de experiências e contribuições dos diversos sujeitos sociais em torno à temática e em relação com a paz da Colômbia e seus efeitos para os povos de América Latina.

Neste lançamento do comitê organizador do fórum contamos com a participação de diversas forças políticas do cenário brasileiro como partidos políticos, movimentos sociais e centrais sindicais, a saber: Agenda Colômbia Brasil, Asociación Cultural José Martí- RS, Casa América Latina, Cebrapaz/Conselho Mundial de paz, ECLA, UJC, UJS, Juventud libre, Juventud Comunista Avanzando, JPT, Alba dos movimentos sociais, Coletivo de mulheres Ana Montenegro, Encontro nossa América, Marcha das Mulheres, MST, MOPAT, , Refundação Comunista, Consulta Popular, Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes, PSOL, PCR, FOS, PCB, PACOCOL, PC do B, CTB-FSM, Unidade Classista e CUT-Brasil. Também estiveram presentes o Deputado estadual: Adriano Diogo – PT e o vereador Toninho Vespoli – PSOL. Somado a este importante respaldo contamos com um comitê de apoio no âmbito parlamentar em Brasília. Mesmo sem fazer presença confirmaram a participação e apoio neste comitê o movimento das Mães de Maio, Brigadas Populares - RJ, Plenária de movimentos sociais de Rio de Janeiro, o centro de educação, estudos e pesquisa – CEEP, o Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC, CPERS Núcleo 39 e CMP (Central de Movimentos Populares).

Do lado colombiano participaram os representantes da Marcha Patriótica no Brasil: Mauricio Aviles (POA), Carolina Ojeda Marulanda (São Paulo), Sergio Quintero Londoño (Rio de Janeiro) e Javier Calderón, integrante da comissão internacional do MMP e membro do grupo Colombianos e Colombianas pela Paz.

Nesta importante reunião se definiram quatro comissões de trabalho para a construção do fórum: comunicação, finanças, logística e política. Simultaneamente também se conformaram comitês de apoio na Argentina, Uruguai, Chile, Equador e Venezuela. Definiu-se também que os comitês do Brasil e Colômbia terão a responsabilidade de tomar as decisões sobre a organização do Fórum pela Paz na Colômbia e do desenvolvimento da metodologia. Além disso, outras iniciativas poderão apoiar essa elaboração coletiva.

A convocatória continua aberta ao conjunto das organizações, movimentos populares, partidos políticos e em geral à sociedade brasileira para participar desta iniciativa de construção com férreas intenções de uma América latina do tamanho de nossos sonhos, Justa, democrática e soberana.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.