Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

GrandeSertaoVeredas capa estojoBrasil - PGL - [José Carlos da Silva] Uma das mais emblemáticas e originais obras literárias em Língua Portuguesa, do século XX acaba de ser adaptada para os quadrinhos (graphic novel), em edição de luxo e tiragem limitada a sete mil exemplares.


Trata-se do romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.

A obra é famosa por sua prosa poética, de sintaxe inovadora, sua  narrativa é pontuada por idas e vindas no tempo, além de pausas nas quais Riobaldo, a personagem principal,  reflete sobre questões que lhe interessam: a existência ou não do diabo, a religião, o mal, a guerra, o amor, a vingança, entre outros.

Na adaptação feita por Rodrigo Rosa (ilustração) e Eloar Guazzelli (textos)  a cronologia segue uma em ordem, mas mantém a poética de Guimarães Rosa, ao utilizar o texto original.

 

Já as ilustrações tiveram um desafio à parte. Por exemplo, o “jagunço” Diadorim, que na verdade é mulher. Riobaldo se apaixona por ela, mas não segue adiante porque acredita ser ela homem. Tudo bem que a essa altura do campeonato muita gente já conhece o mistério da personagem, mas Rodrigo buscou um traço andrógino para ela — sem revelar de imediato o segredo.

Outro momento fundamental da obra e ainda mais difícil de recriar em ilustrações é o suposto pacto que Riobaldo faz com o diabo. A personagem conta sua história de vida a um interlocutor a fim de convencê-lo — e convencer a si mesmo — de que o demônio não existe. Assim, nem ele tem certeza se o pacto foi feito.

Para os autores, a ideia não foi reproduzir “Grande sertão: veredas”, mas representá-lo. Guazzelli afirma: “Poderíamos usar 600 a mil páginas e não ficaria bom. O mapa não reproduz a terra, mas a representa”

O livro é pontuado pela ideia de travessia, que tem muito a ver com o fazer artístico. O sertão é também a página em branco, conclui o roteirista.

SERVIÇO

“‘Grande sertão: veredas’ em quadrinhos’”

Autor: João Guimarães Rosa

Roteiro: Eloar Guazzelli

Arte: Rodrigo Rosa

Editora: Biblioteca Azul (Globo Livros)

Quanto: R$ 199,90 [aprox. 62€]

Desde 2008, José Carlos da Silva é correspondente do PGL no Brasil. Residente em Campinas (São Paulo), é produtor cultural e periodista. Como produtor cultural trabalha pela difusão da cultura caipira, que tem na viola de 10 cordas, sua maior expressão.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.