Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

120514 pessoaBrasil - PGL - [José Carlos da Silva] O entusiasmo do quadrinhista Guazzelli pela obra do poeta português gerou um curta-metragem de animação em formato de poema visual.


Depois do lançamento do polêmico Fernando Pessoa: uma (Quase) Biografia(Record, 736 páginas), do pernambucano José Paulo Cavalcanti, que após 10 anos de pesquisa, mostrou o poeta como um beberrão, um homossexual enrustido e, ainda, um escritor de rala criatividade; as visitas às obras de Pessoa continuam a produzir novidades.

E, a partir da carta em que o poeta Fernando Pessoa explica ao amigo Adolfo Casais Monteiro o nascimento e vida de seus principais heterônimos –Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos– e do semi-heterônimo Bernardo Soares, deu-se o ponto de partida para a criação da história em quadrinhos Eu, Fernando Pessoa, da Editora Peirópolis.

Com desenhos do ilustrador Eloar Guazzelli e roteiro de Susana Ventura com base em textos históricos (cartas, obituários dos jornais de época), a história em quadrinhos recebeu a leitura visual vertiginosa e genial de Guazzelli, em sua segunda incursão pela obra pessoana.

O entusiasmo do quadrinista pela obra do poeta português gerou um curta-metragem de animação em formato de poema visual, o qual retrata o dia em que Fernando Pessoa virou imortal. Para isso Guazzelli também invocou seu “heterônimo”, que trabalha com animação há mais de vinte e cinco anos. A animação pode ser ativada por meio do QR Code impresso na contracapa do livro ou premindo aqui.

Para o ilustrador, «conviver com essa personalidade multipartida, essa verdadeira multidão gerada a partir de um indivíduo e sua explosão criativa em diversas frentes foi o que me cativou em definitivo», confessa. Guazzelli destaca ainda a parceria com Susana Ventura, fundamental para traduzir em imagens o amplo universo de Pessoa. “Ela me deu a base, o alicerce e assim ficou mais fácil pensar no desenvolvimento estético da história”, destaca o quadrinista, que teve cinco meses para concluir o trabalho Este é o segundo livro do ilustrador sobre o escritor português. Em 2012 lançou Fernando Pessoa e outros Pessoas.

Ensaio visual

Com o título Casa de Pessoa, o fotógrafo Tiago Machado montou seu ensaio visual, após visitar os ambientes onde o escritor Fernando Pessoa passou os últimos quinze dias de vida. Refazendo o trajeto do autor, Machado fotografou artigos pessoais, como máquina de escrever, chapéu, bloco de anotações, andou no bonde nº 28, o elevador Santa Justa e os caminhos do Chiado. O ensaio foi publicado na Revista Línguaedição 103 de maio.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.