Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

image005Brasil - Boitempo Editorial - Responsável por renovar a literatura cubana e apontado como um dos autores mais importantes de sua geração, Leonardo Padura visita o Brasil entre 12 e 16 de abril para lançar o celebrado O homem que amava os cachorros, obra que o consolidou definitivamente no cenário literário internacional.


No sábado, dia 12, às 18h30, Padura estará na II Bienal Brasil do Livro e da Leitura para participar do debate “Trotski: entre a realidade e a ficção”. Em seguida, a Boitempo, em parceria com o Sesc-SP, traz o romancista cubano para um bate-papo em São Paulo, no dia 15. O evento será realizado no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, às 20h, com participação da jornalista Sylvia Colombo, do escritor Ricardo Lísias e do historiador Gilberto Maringoni. No dia 16, Padura se apresenta na Casa do Saber O Globo, no Rio de Janeiro. O evento contará também com a participação do jornalista Leonardo Cazes e de Frei Betto.

Publicado em vários países (como Espanha, Portugal, França, Estados Unidos e Alemanha), O homem que amava os cachorros é resultado de mais de cinco anos de rigorosa pesquisa histórica e recebeu diversos prêmios internacionais: Prix Initiales (França, 2011), Prix Roger Caillois (França, 2011), Premio de la Critica (Cuba, 2011), XXII Prix Carbet de la Caraïbe (2011) e V Premio Francesco Gelmi di Caporiacco (Itália, 2010). Em 2012, pelo conjunto de sua obra, Padura recebeu ainda o Premio Nacional de Literatura de Cuba. Os direitos de adaptação para o cinema de O homem que amava os cachorros foram recentemente adquiridos pela produtora francesa Compagnie des Phares et Balises.

A história do livro gira em torno de três eixos: a partir de um encontro enigmático com um homem que passeava com seus cães, Iván, um cubano aspirante a escritor, retoma os últimos anos da vida do revolucionário russo Leon Trotski, seu assassinato e a história pouco conhecida de seu algoz, o militante comunista catalão Ramón Mercader. Ao narrar um dos crimes mais reveladores da história recente, Padura realiza uma ambiciosa e fascinante investigação sobre as contradições das utopias que moveram o século XX. Três processos mitológicos – a Revolução Espanhola, a Revolução Russa e a Revolução Cubana – são vistos com lupa neste romance, que combina perfeitamente o rigor histórico com o talento ficcional. Uma história de amor, de loucura e de morte, que apresenta ainda uma perspectiva honesta da vida cubana nas últimas três décadas, refletindo sobre as dificuldades econômicas, as questões de comportamento, os êxitos e as insuficiências de uma revolução tropical.

Nascido em Havana em 1955, Leonardo Padura Fuentes é pós-graduado em Literatura Hispano-Americana, romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema.

Confira a página oficial do evento no site da Boitempo.

Serviço

12/4 | às 18h30 | Espaço Bienal – Auditório Nelson Rodrigues | Brasília (DF):

Debate “Trotski: entre a realidade e a ficção”, com Leonardo Padura

II Bienal Brasil do Livro e da Leitura.

Participação de Hamilton Pereira.

Evento gratuito

15/4 | às 20h | Teatro Anchieta – Sesc Consolação | São Paulo (SP):

Os Homens que Amavam a Revolução: Encontro com Leonardo Padura

Participação de Sylvia Colombo, Ricardo Lísias e Gilberto Maringoni.

Após o bate-papo haverá sessão de autógrafos com Padura.

Evento gratuito.

Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria do Teatro Anchieta.

Endereço: Rua Doutor Vila Nova, 245 – Consolação, SP.

Realização: Boitempo e Sesc-SP.

16/4 | às 20h | Casa do Saber O Globo | Rio de Janeiro (RJ):

Encontros O Globo com Leonardo Padura

Participação de Leonardo Cazes e Frei Betto.

Após o bate-papo haverá sessão de autógrafos com Padura.

Evento gratuito.

Inscrições: encontros_oglobo@oglobo.com.br.

Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 1164 – Lagoa, Rio de Janeiro.

Realização: Boitempo e O Globo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.