Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

futebol-dinheiroBrasil - Pulsar - A remodelação dos estádios que vão receber a Copa do Mundo de 2014 traz um novo paradigma para as tradicionais formas de torcer.


A reforma do Maracanã deixou grande parte de seus frequentadores insatisfeitos e os preços dos ingressos apontam para uma tendência a elitização do esporte.

Em Manaus, a chamada Arena Amazonas está consumindo cerca de 605 milhões de reais em recursos públicos para o estádio que terá capacidade de abrigar 42 mil pessoas. A questão é que desde a década de 80, o futebol amazonense deixou de atrair grandes públicos. Diante disso, teme-se que a arena se torne mais um elefante branco.

O sociólogo e professor da Fundação Getúlio Vargas, Bernardo Buarque de Hollanda aponta para o risco do futebol se tornar apenas mais um elemento de consumo com esse novo modelo instaurado. Isso se dá pois os novos estádios são estruturados como shoppings além de privilegiarem a transmissão televisiva.

Mas o processo de mercantilização do futebol nos últimos 30 anos não é visível apenas na arquitetura dos estádios ou na transformação para se encaixar ao espetáculo da Tv. Torcedores e pesquisadores indicam que o esporte, que nasceu para os ricos e foi se popularizando, está virando, outra vez, prazer para ser desfrutado pelas elites.

Saiba mais nessa reportagem em áudio.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.