Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

rutacartazAmérica Latina - Diário Liberdade - Uma viagem de 70 dias pelos rincões mais profundos da América Latina.  Manaus e a amazônia brasileira serão o ponto culminante da 10a edição da expedição Ruta Inka, que pela primeira vez conhecerá o território e a cultura dos povos originários brasileiros. As inscrições para realizar esta viagem estão abertas até o dia 15 de maio para o primeiro percurso, que se inicia 21 de junho e até 15 de junho para a segunda parte que começa no dia 26 de julho.


Estudantes, artistas, jornalistas e acadêmicos podem participar desta expedição que se denomina Embaixada Cultural dos Povos Indígenas e Universidade Itinerante pelos caminhos dos povos ancestrais. A viagem, realizada em duas partes consecutivas sai do Chile no dia 21 de junho passando pelo norte da Argentina até alcançar a cidade  boliviana de La Paz, onde termina a primeira parte no dia 25 de julho. No dia seguinte, partindo da mesma cidade, arranca a segunda parte, com novos participantes, A viagem passa pelo Peru e entra na Colômbia, até a cidade fronteiriça de Letícia, onde  ingressa no Brasil para seu grande final, que acontece no dia 30 de agosto. Entre os locais a serem visitados estão comunidades indígenas, parques naturais, museus e outros locais de interesse.

Quem já participou não esconde o efeito marcante da viagem. "Participar da Ruta Inka pra mim foi uma oportunidade de conhecer a América do Sul e imergir em uma cultura fascinante, que nos leva a lugares nunca imaginados, que desperta sentimentos e emoções jamais esperados, é uma viagem que marca para o resto da vida", afirma a internacionalista Giuliana Corrêa Brandão, participante em 2009.

Depois de anos de diversas expedições realizadas ao longo dos territórios por onde passava o Qhapaq Nan, o grande caminho construído pelos incas e povos ancestrais, a Ruta Inka foi mais além e  visitou também a América Central nos anos de 2010 e 2011. Agora se prepara para promover o intercâmbio cultural entre os seus participantes internacionais e as populações amazônicas.

Como participar

Para participar, os candidatos devem realizar um trabalho monográfico sobre temas relacionados com as culturas milenares do continente. Em busca de incentivar o desenvolvimento das habilidades dos participantes, os que tenham talentos artísticos também podem apresentar seus trabalhos por meio de canções temáticas, poesia, contos, desenhos etc. As línguas aceitas para os trabalhos são português, espanhol e inglês.

As bases do concurso traduzidas ao português estão disponíveis em: http://www.rutainka.org/web/participa/portugueshttp://www.rutainka.org/web/participa/portugues.

Mais informações no site: www.rutainka.org

O que é Ruta Inka?

A Ruta Inka foi criada no ano 2000 pelo ex-diplomata peruano Rubén La Torre com objetivo de ser uma Embaixada dos Povos Indígenas e ao mesmo tempo uma Universidade Itinerante pelo Qhapaq Ñan, o grandioso caminho construído pelos incas. Com percursos diferentes a cada ano, o projeto esteve inicialmente centrado nos países andinos. Em 2010, aventurou-se pela América Central e agora se prepara para incluir o Brasil pela primeira vez em seu itinerário. A Ruta Inka 2013 será a décima viagem realizada, totalizando mais de 500 jovens de quase 50 países entre os participantes. Recebeu o apoio de importantes personalidades como do presidente boliviano Evo Morales e da guatemalteca Rigoberta Menchú, primeira mulher indígena a receber o Prêmio Nobel da Paz.rutainka

SERVIÇO

Expedição Ruta Inka 2013

Datas das viagens:

1ª Etapa – 21 de junho a 25 de julho (Argentina, Chile, Bolívia)

2ª Etapa – 26 de julho a 30 de agosto (Bolívia, Peru e Brasil)

Vagas: Estudantes (18 a 23 anos), monitores (24 a 35 anos), jornalistas, acadêmicos e artistas (que trabalhem temas como juventude, ecologia, cultura, esporte e aventura)

Inscrições: até o dia 15 de maio para o primeiro percurso e 15 de junho para o segundo

Mais informações: contacto@rutainka.org

Site: www.rutainka.org


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.