Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

071112 cinemabrBrasil - Brasil de Fato - O homenageado do festival, que começa nesta quarta-feira (7) em Natal (RN), é o documentarista Eduardo Coutinho, programação é gratuita


A edição deste ano da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul exibirá gratuitamente 37 filmes em todas as capitais brasileiras. O homenageado do festival, que começa nesta quarta-feira (7) em Natal (RN), é o documentarista Eduardo Coutinho. Entre os critérios usados para seleção dos filmes, está a capacidade de promover reflexão sobre os assuntos ligados a direitos humanos.

“Em todos os filmes a gente busca uma reflexão sobre direitos humanos, não necessariamente falando diretamente do tema, mas com uma mensagem que provoque reflexão”, ressaltou o chefe de gabinete da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Bruno Monteiro.

Os filmes foram escolhidos entre 255 inscritos e tratam principalmente de três eixos temáticos: direito à memória e à verdade, combate à tortura e atenção à população em situação de rua. São curtas, médias e longas metragens do Brasil e de países da América do Sul.

Serão privilegiados títulos que não entraram no circuito comercial, como os longas-metragens Hoje, de Tata Amaral, e O Dia Que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares.

Poderão ser vistos ainda Cabra Marcado Para Morrer (1984), Santo Forte (1999) e O Fio da Memória (1991), do brasileiro Eduardo Coutinho. O cineasta, que completa 80 anos em 2013, foi escolhido como homenageado por causa do foco em direitos humanos de seus filmes. Monteiro destaca, por exemplo, a forma como Cabra Marcado para Morrer aborda o enfrentamento da ditadura militar pelos camponeses.

Para ampliar o público da mostra, que em 2011 chegou a 30 mil espectadores, serão feitas exibições em pontos alternativos, como escolas, associações culturais e até ao ar livre. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os filmes também poderão ser vistos no Cine Eldorado, em Diadema, na região do ABC Paulista. A expectativa é que o público deste ano chegue a 50 mil espectadores.

Para Monteiro, a arte é uma forma de ampliar o contato da população com esses temas. “Buscar essa conscientização e diálogo por meio do cinema é muito importante para que a gente atinja mais pessoas.”

O evento é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos, com produção da Cinemateca Brasileira, do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras.

A programação está disponível no site da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.