Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

130712 poetasBrasil - RBA - Fechamento do Sarau do Binho chama atenção para cena cultural que se desenvolve em bairros pobres. Ativistas culturais, entre eles o rapper Mano Brown, acreditam em repressão política.


Os saraus das regiões afastadas do centro começaram a se proliferar na cidade de São Paulo a partir de 2002, fomentados por políticas públicas como o programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), criado no município em 2003, e os Pontos de Cultura, do governo federal. As duas políticas têm como principais características a transferência de recursos para produções artísticas e a quebra do paradigma de que não há arte na periferia, propiciando o surgimento de uma efervescente cena cultural e dando vazão aos anseios criadores dos moradores de bairros pobres da capital, expressos por meio de uma estética contestadora que une diversos bairros e movimentos sociais.

No entanto, enquanto essas políticas públicas têm ajudado a promover e incentivar os movimentos culturais na periferia, ativistas culturais criticam outras esferas do poder público, seja pela omissão, seja pela repressão. No final de maio, um dos mais importantes desses saraus foi fechado. O Sarau do Binho, que funcionava em um bar no Campo Limpo, bairro da zona sul da cidade, não tinha alvará de funcionamento e devia R$ 8 mil em multas. Para reabri-lo, o ativista cultural tenta arrecadar o dinheiro com contribuições feitas por meio de campanha no Catarse, página de arrecadação na internet.

Mas, apesar de terem sido essas as justificativas para o fechamento do espaço, militantes, poetas, artistas, entre eles o rapper Mano Brown, consideram que a medida é mais um ato repressor do governo municipal, sob o comando do prefeito Gilberto Kassab. Para eles, a ação da prefeitura pretende reprimir um espaço de formação política, fortalecendo o que chamam de "ditadura da periferia".

Baixe os arquivos de áudio para ouvir a reportagem:

Na primeira parte, Binho conta a história de seu bar, diz que é pessoa "non grata" para vereadores e afirma que a ditadura ainda existe na periferia. O poeta Luan Luando, autor do livro Manda Busca,

explica as influências do rap nos saraus e a necessidade da população de periferia de se expressar mediante a repressão policial. Ele também defende que o Sarau do Binho foi fechado em função de suas relações com movimentos sociais. O também poeta Akins Kintê, autor do livro Punga, e o rapper Mano Brown, dos Racionais, falam sobre a repressão em relação aos movimentos populares de resistência, definidos por Brown como de "extrema esquerda".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.