Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

19 11 15 protesto MPABrasil - Brasil de Fato - Vítimas de uma das maiores secas da história do estado, manifestantes querem anistia de dívidas de camponesas que perderam a produção devido ao clima hostil.


Movimentos populares, associações, igrejas e sindicatos ocuparam na manhã desta quinta-feira (19) agências do Banco do Brasil em quinze municípios do Espirito Santo. Os manifestantes alegam que a seca que atinge o estado é uma das piores da história e que o governo ignora estes acontecimentos.

Valmir Noventa, membro da coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), afirma que a crise que o estado enfrenta é a maior da história e as políticas do governo precisam atuar em favor dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, os mais atingidos, segundo ele.

“Fica claro como o modelo de produção do agronegócio defendido pelo governo fez com que os impactos dessa seca fossem muitos maiores. Estamos agora reivindicando que o governo cumpra com seu papel, existem famílias que perderam toda sua produção, é inadmissível que os bancos queiram cobrar das famílias o que foi destruído pela seca” relata Valmir.

O MPA diz que os governos estadual e federal não apresentaram nenhuma proposta para atender as famílias camponesas.

Valmir explica que ocupar as agências é uma forma de protestar contra os valores cobrados pelo crédito “Não existe condição alguma das famílias pagarem os créditos já que a produção foi toda comprometida pela seca, os camponeses e camponesas tem o direito a anistia dessas dividas, os que mais sofrem com a seca não vão pagar por essa conta”, concluiu Valmir. 

As organizações exigem audiência para que os agricultores vítimas da seca sejam anistiados das dívidas de créditos agrícolas e para o desenvolvimento de projetos de recuperação ambiental e investimento para a transição à agroecologia, bem como ensino de educação ambiental nas escolas públicas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.