Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

ocumapacao-em-Encruzilhada-300x252Brasil - CEAS - Os Movimentos Sociais, compostos por, MST, MPA, CETA, MTD, CAQ-TVC, ocuparam na madrugada desse último sábado, dia 17, a fazenda localizada próxima às nascentes do Rio Água Preta, no município de Encruzilhada – BA, pertencente a Kalé Resende e seus filhos, e que vem realizando indiscriminadamente desmatamento da vegetação, da mata-de-cipó, para o plantio de eucalipto numa área declarada de 400 hectares. 


Os Movimentos denunciam os crimes ambientais, e os impactos sociais negativos produzidos por essa monocultura, que já ocupa mais de 20% de todo o território de Encruzilhada.

Em ato público e pacífico realizado nessa manhã, os Movimentos distribuíram 2 mil panfletos alertando a população para o risco de extinção das nascentes do Rio Água Preta. Em decorrência da invasão dessa monocultura, que já ocupa mais de 80 mil hectares plantados na região sudoeste do estado, as águas e solos vêm sendo envenenadas com glifosato e sulforamida, que são altamente tóxicos e cancerígenos.

Como alternativa a este modelo danoso de desenvolvimento, os movimentos defendem uma agropecuária sem o uso de recursos químicos, pautadas nos princípios da agroecologia, que preservam o meio ambiente e produzem alimentos livres de venenos e agrotóxicos.

Nesse sentido, foram distribuídos a população de Encruzilhada mais de 1,2 tonelada de alimentos orgânicos doados pelos pequenos agricultores, assentados, e ocupantes do município, e membros do MST, MPA, CETA, MTD, CAQ-TVC.

Essa ação faz parte da Jornada de Lutas desencadeadas por esses movimentos no estado da Bahia, na capital e no interior, durante o mês de Maio, e mostra o estágio de mobilização e trabalho conjunto em defesa do meio ambiente e de um modelo de desenvolvimento sustentável. Serve também para alertar aos proprietários sobre o risco que correm ao destruir a vegetação nativa para investir em atividades consideradas nocivas à vida, como a água e os demais recursos naturais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.