Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

b_450_0_16777215_00_http___img.r7.com_images_2014_02_09_72zsy96lis_94ueb0wlnc_file.pngBrasil - Diário Liberdade - Com a crise de água desde janeiro no Estado de São Paulo e o volume do Sistema Cantareira diminuindo cada vez mais, chegaremos em um ponto no qual as camadas menos favorecidas da sociedade não terão acesso à água potável.


Essa é a análise feita ao Diário Liberdade pela professora Syntia Alves, doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. "Quem tiver dinheiro, vai ter água", diz. "A água vai dar cada vez mais lucro", completa.

O volume do Sistema Cantareira, principal fornecedor de água para a região metropolitana de São Paulo, chegou a 12% de sua capacidade nesta semana e a região corre o risco de racionamento. A professora questiona o fato de não haver um sistema eficiente para o estoque de água e ressalta que o problema não é a falta de chuva, mas sim o acesso à água.

"O dinheiro que a Sabesp ganha com a venda da água [foram R$ 2 bilhões em 2013] não é usado para reformar os reservatórios, não há um bom sistema de tratamento de água", declara a socióloga.

Um dos problemas é a infraestrutura do sistema de abastecimento. Em 2009, durante o governo de José Serra (PSDB), mesmo partido do atual governador, Geraldo Alckmin – partido o qual está há 19 anos no poder no Estado de São Paulo –, o relatório final do Plano da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, produzido pela Fundação de Apoio à USP, destacava que o Cantareira tinha um "déficit de grande magnitude" e aconselhava que medidas fossem tomadas para evitar seu colapso.

Mas, "como os detentores do poder, seja econômico ou político, nunca sofreram com a falta de água, eles também nunca pensaram em soluções para isso", destaca a doutora.

A arquiteta e urbanista Marussia Whately escreve, em um artigo no blog da urbanista Raquel Rolnik, que, nos os últimos 10 anos, o faturamento da Sabesp aumentou, "mas o fornecimento em regiões mais carentes sofre interrupções constantes e os rios continuam poluídos e os esgotos sem tratamento".

Para Syntia Alves, "a água deveria ser estatizada, mas já está em um movimento de privatização". Ela considera que "a única saída será dessalinizar e tratar a água", do contrário ela "será o novo divisor sócio-econômico" da nossa sociedade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.