Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

veneno-mesa-2Brasil - Brasil de Fato - Documentário "O veneno está na mesa II" traz opção agroecológica para produção de alimentos no Brasil.


Será lançado nesta quarta-feira (16) O Veneno está na mesa II, do cineasta Silvio Tendler, a partir das 20 horas no Teatro Casa Grande, no Leblon. Além da exibição do filme, o evento trará um debate sobre agroecologia com João Pedro Stédile, do MST e Luiz Claudio Meirelles, da Fiocruz.

O documentário quer alertar a população de que há alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Tendler explica que o filme será dividido em duas partes para explicar o perigo da presença de agrotóxicos na mesa a no campo .

Assista o documentário: O veneno está na mesa I

"A primeira vai mostrar os problemas desse modelo de agricultura. Hoje você tem entidades científicas respeitadas que não hesitam em afirmar que há elementos cancerígenos nos agrotóxicos. A segunda - e maior parte - mostra pessoas que lutam para preservar a natureza e garantir o alimento de todo mundo, com qualidade de vida", disse.

Segundo Valéria Carvalho, pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, O Veneno está na Mesa II dá continuidade às reflexões proporcionadas pelo primeiro documentário e avança na desconstrução do mito, pautado pelos interesses do agronegócio, de que a utilização de venenos é a única via para garantir a alimentação na mesa da população.

"O uso de veneno na produção da alimentação, e toda proposta do modelo de desenvolvimento hegemônico, traz consequências graves e inaceitáveis para a saúde da população, no que diz respeito a todos os aspectos que constituem o conceito ampliado de saúde", criticou.

O primeiro filme seguiu um caminho alternativo de exibição através da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Alan Tygel, coordenador da campanha, diz que o Brasil tem que começar a questionar o modelo que privilegia o agronegócio. "O povo brasileiro não pode mais engolir essa história de que o agronegócio é a modernidade no campo. Ele gera câncer, trabalho escravo, e manda todo seu lucro para o exterior", analisou.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.