Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Cartaz QUILOMBO SOLARBrasil - Renatão do Quilombo -  Amig@s, iniciamos uma plataforma de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro suficiente para instalação de um primeiro sistema solar em uma casa da comunidade do Quilombo Do Grotão e assim ampliar esse debate sobre as comunidades tradicionais e a auto-geração de energia solar. Essa será a primeira fase de um projeto que pretende levar energia solar para todas as comunidades tradicionais de Niterói e avançar para outras residências abrindo uma ampla discussão que certamente poderá gerar obstáculos para o modelo de financiamento bilionário dos mega-empreendimentos como de Belo Monte. 


Quem puder ajudar fazendo alguma contribuição e divulgando nas redes sociais irá ajudar muito. Clique no link abaixo para conhecer melhor o projeto e participe! Vamos fortalecer essa importante luta em defesa do meio ambiente e das comunidades tradicionais!

Projeto Quilombo Solar: http://www.kickante.com.br/campanhas/projeto-quilombo-solar

No sábado, dia 25 de janeiro, foi lançado o Projeto "Quilombo Solar". Uma iniciativa da comunidade do Quilombo do Grotão que pode representar um marco na defesa do direito democrático de acesso à energia elétrica. A comunidade, que vem recebendo apoio de professores universitários e ambientalistas, pretende demonstrar a independência que a Energia Solar Fotovoltaica proporciona.

O Projeto Quilombo Solar instalou o primeiro sistema de micro-geração de energia solar na comunidade tradicional do Quilombo do Grotão, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói, RJ e pretende expandir essa iniciativa para outras comunidades, como no Morro das Andorinhas, em Itaipu, e na Fazendinha, no Sapê, criando assim o que está sendo chamado de "Caminho Solar do Quilombo".

A Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM) lançou na ocasião uma campanha de financiamento coletivo pela internet para custear a instalação deste primeiro sistema de geração de energia solar na comunidade tradicional para mobilizar os cidadãos para importância da geração de energia sustentável e preservação da Serra da Tiririca. Aqueles que fizerem doações receberão diversos brindes como camisas do Quilombo Solar, equipamentos eletrônicos que usam energia solar e convites para tradicional feijoada com samba da comunidade.

A proposta é conciliar o desenvolvimento sustentável e o uso de energia renovável com a preservação das comunidades tradicionais e a cultura popular. Para isso, os remanescentes de quilombolas querem ter acesso à tecnologia de placas fotovoltaicas para tornarem-se micro-geradores de energia solar conforme possibilita a Resolução 482/12 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O projeto prevê a capacitação e participação de jovens, residentes no Engenho do Mato, na implementação do projeto como forma de conscientização e estímulo à geração de empregos verdes.

A instalação do primeiro sistema solar em residência quilombola no Parque pretende servir de exemplo de preservação do meio ambiente para o resto da cidade e do Estado, mobilizando cidadãos além de cobrar do Poder Público a criação de políticas de incentivo ao uso de energias alternativas sustentáveis.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.