Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

niobio-brasilBrasil - Causa Operária - O Brasil possui 98% das reservas de Nióbio do mundo e responsável 91% da produção das ligas deste metal de extrema importância para indústria atômica, bélica e espacial.


A exploração do minério, no entanto, é feita por empresas estrangeiras e uma única família no país, sob preços subfaturados e contrabando.

A maior parte da exploração no país se dá em Araxá (MG), pela empresa CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) da família Moreira Salles, uma das mais ricas do Brasil. Ela é subsidiária de uma empresa estrangeira, a Molycorp, parte da empresa americana Union Oil.

A exploração é concedida pelo governo e foi renovada, sem qualquer reavaliação, em 2003, pelo governo de Aécio Neves (PSDB), através da CODEMIG, responsável por administrar o minério no país. À época, a estatal possuía como vice-presidente, Antônio Leonardo Lemos Oliveira, também dirigente da redação da Globo.

Apesar de o Brasil ser o maior exportador das ligas de nióbio, quem determina o seu valor é estabelecido pela Inglaterra, com preços subfaturados. Além disso, há fortes suspeitas de que grande parte do material saia do país por meio de contrabando.

Pelo menos R$ 210 bilhões de imposto são sonegados pela exploração deste minério. Com este valor, o governo poderia extirpar praticamente todo imposto cobrado diretamente da população. Isto acontece, pois ele é vendido a quase 1% do valor real de mercado.

Esta espoliação é garantida com a conivência dos governos, do Ministério Público e até do Ibama, que também estaria envolvido no contrabando. A situação, em que o mineral é entregue praticamente de graça para os estrangeiros, é comparada com a exploração do petróleo.

Este problema coloca a necessidade de se expropriar as minas do nióbio, colocando elas sob o controle dos trabalhadores, garantido que a exploração não seja entregue de graça para o imperialismo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.