O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
first
  
last
 
 
start
stop
Arquivado em: São Paulo  transporte  
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

140513 rouboBrasil - PCO - A população de São Paulo não deve aceitar o aumento da passagem, que deve afetar o sistema de ônibus, metrô e CPTM


Diante da iminência do aumento que deve afetar as tarifas do ônibus, metrô e CPTM, marcado para junho, já está sendo articulada uma manifestação para o começo desse mês para barrar este aumento. O ato está marcado para o dia 6 de junho, a partir das 17h, em frente ao Teatro Municipal, na região central da cidade. No mesmo dia também está marcada mobilização no Rio de Janeiro, já que o aumento deve ocorrer no mesmo período.

O aumento nas duas principais capitais do país deveria ter ocorrido logo no começo do ano, mas foi adiado a pedido do governo federal, para diminuir artificialmente o valor da inflação nos primeiros meses de 2013. A medida também serviu para impedir os protestos que iriam prejudicar a imagem do prefeito e poderiam se radicalizar, visto que no mesmo período ocorrem manifestações contra o aumento da passagem em todo o Brasil.

Em São Paulo, a passagem que já é uma das mais cara do país, de R$ 3,00, deve subir até R$ 0,40, devido à inflação acumulada desde 2011, última vez que o valor foi alterado. O Prefeito, Fernando Haddad (PT), no entanto, se recusa a anunciar qual deve ser o aumento. Enquanto isso, a prefeitura está procurando diversas formas para evitar o aumento, cogitando, inclusive, a instauração de novos impostos.

Durante a gestão anterior, de Gilberto Kassab (PSD), as manifestações contra o aumento da tarifa foram um dos principais pontos de mobilização contra o prefeito, chegando a incluir entre as bandeira o "Fora Kassab!". As manifestações chegaram a reunir milhares de pessoas e eram sistematicamente reprimidas pela Polícia Militar.

Neste ano, as manifestações contra o aumento da passagem já surtiram efeito em outras cidades. Em Porto Alegre (RS), os estudantes conseguiram barrar o aumento e em João Pessoa (PB), o passe-livre estudantil foi conquistado também a partir destas mobilizações.

A população de São Paulo deve se apoiar nestes exemplos e intensificar a luta contra mais este aumento abusivo, reivindicar o passe-livre para os estudantes e a estatização de todo o sistema de transportes públicos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Adicionar comentário

Diário Liberdade defende a discussom política livre, aberta e fraterna entre as pessoas e as correntes que fam parte da esquerda revolucionária. Porém, nestas páginas nom tenhem cabimento o ataque às entidades ou às pessoas nem o insulto como alegados argumentos. Os comentários serám geridos e, no seu caso, eliminados, consoante esses critérios. Aviso sobre Dados Pessoais: De conformidade com o estabelecido na Lei Orgánica 15/1999 de Proteçom de Dados de Caráter Pessoal, enviando o teu email estás conforme com a inclusom dos teus dados num arquivo da titularidade da AC Diário Liberdade. O fim desse arquivo é possibilitar a adequada gestom dos comentários. Possues os direitos de acesso, cancelamento, retificaçom e oposiçom desses dados, e podes exercé-los escrevendo para diarioliberdade@gmail.com, indicando no assunto do email "LOPD - Comentários".

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: diarioliberdade [arroba] gmail.com

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.