Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

230413 agrotoxicoBrasil - MST - Na tarde dessa terça-feira (23), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) fará uma vistoria na empresa brasileira de produtos agroquímicos da empresa Nortox S.A, localizada no Distrito de Aricanduva, em Arapongas, no Paraná.


Além de funcionários do instituto, também participam da inspeção moradores da região e movimentos sociais.

A indústria já foi denunciada várias vezes por contaminar o solo e os lençóis freáticos da região, provocando a destruição da natureza e da biodiversidade, além do mau cheiro causado pelos venenos produzidos pela empresa. Porém, não havia êxito na fiscalização. Todos os produtos da indústria são testados perto de áreas de mananciais, contaminando assim a água e as plantações dos agricultores que moram ali perto.

A Nortox é produtora de herbicidas, fungicidas, acaricidas, nutrição animal e inseticidas. É uma das principais responsáveis pela produção do glifosato pós-emergente, usado na cultura da soja transgênica, que envenena os alimentos consumidos pela população.

Na região vivem aproximadamente duas mil pessoas, que permanentemente expostas à contaminação dos seus produtos químicos.

Os Agrotóxicos da Nortox

Cerca de 300 trabalhadores do MST, funcionários públicos, comerciantes do município de Arapongas no Paraná, trancaram na última quarta- feira (17) a BR 369, no Km 195 em frente à empresa, como forma de denunciar a falta de fiscalização e descaso por parte dos órgãos responsáveis com a população da região e o meio ambiente.

O trânsito foi paralisado por 21 minutos, como forma de denúncia também aos 17 anos de impunidade do massacre de Eldorado dos Carajás.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.