Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

pernanbucoBrasil - Agência Pulsar - Pescadores e pescadoras denunciaram na manhã  do último dia 21, à Comissão Pastoral da Terra, mais um crime ambiental cometido no Rio Sirinhaém, localizado na mata sul do estado de Pernambuco, nordeste do Brasil. Eles atribuem o crime à Usina Trapiche.


Os pescadores, que preferiram não se identificar por conta de retaliações e ameaças, encontraram uma grande quantidade de vinhoto no rio que causou uma intensa mortandade de peixes. As informações são da Comissão Pastoral da Terra (CPT). vinhoto é o resíduo pastoso e malcheiroso que sobra após a destilação do caldo de cana- de-açúcar fermentado.

Os pescadores atribuem o crime à Usina Trapiche, que recentemente recebeu um prêmio da Assembleia Legislativa de Pernambuco por seus supostos méritos ambientais.

Esta não é a primeira vez que os pescadores denunciam os crimes ambientais cometidos com o derramamento de vinhoto atribuído à Trapiche. De acordo com os pescadores, a Usina, todos os anos na época da moagem, lança cotidianamente o vinhoto no Rio Sirinhaém.

Em 2009, a Usina foi autuada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) por crime semelhante, o que lhes rendeu uma multa de um milhão de reais.

A Comissão Pastoral da Terra já comunicou o fato aos órgãos de fiscalização responsáveis, como a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPHR) e o Ibama. A Pastoral exige que os órgãos de fiscalização possam, em caráter emergencial, averiguar a denúncia.

Imagem: rio Sirinhaém contaminado.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.