Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

assentBrasil - Agência Pulsar - O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça Federal as empresas Tedesco Madeiras, Madeireira Eunápolis e Madeireira Bom Futuro pela exploração ilegal de recursos florestais do assentamento Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna, Pará.


Foi nesse local que os extrativistas Zé Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo foram assassinados no ano passado. Também foram denunciadas seis pessoas, entre assentados que favoreciam o madeiramento ilegal e os proprietários e administradores das empresas citadas na denúncia.

As investigações começaram após denúncias do casal de extrativistas e de outras pessoas em 2008. Nesse meio tempo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) fez quatro operações de fiscalização e flagrou o comércio ilegal de madeira.

As castanheiras estão entra as mais exploradas na região. Essas árvores têm a derrubada proibida por lei federal e os acusados podem ser condenados a até quatro anos de prisão.

A empresa Tedesco Madeiras já foi autuada 16 vezes e, por fim, interditada em 2009 pelo Ibama. A Madeireira Eunápolis e a Bom Futuro foram autuadas e os proprietários, Aguilar Tedesco, Aguimar Tedesco e Marlos Tedesco podem se tornar agora réus no processo de crime ambiental.

Os assentados Antônio Souza, Edimundo dos Santos Neres e Francisco Genuário Silva também foram denunciados por terem vendido madeira às empresas.

A irmã da extrativista assassinada Maria do Espírito Santo, Laisa Sampaio, também sofre ameaças nessa região do Pará. Por isso, além de denunciar os madeireiros, o MPF pediu proteção para Laisa às autoridades estaduais e federais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.