O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

taxis rioBrasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Em 1º de abril, mais conhecido como o dia internacional da mentira, os taxistas do Rio de Janeiro fizeram um mega manifestação contra o Uber, sistema de transporte privado que se coloca como alternativa para deslocamentos urbanos.

horta das corujas 3 3Brasil - Le Monde Diplomatique - [Grupo de Estudos em Agricultura Urbana] A importância da AU se sobressai com o fato de que, atualmente, 15% dos alimentos do mundo são cultivados em áreas urbanas, fornecendo comida para cerca de 700 milhões de habitantes das cidades (um quarto da população urbana mundial). A expectativa é de que, em 2030, 60% dos habitantes viverão em cidades e, em 2050, este índice chegará aos 80%.

consumismoBrasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] iPhones, férias no Caribe, internet de alta velocidade, dúzias de cervejas, é quase impossível não sermos consumidos por tais mercadorias, concupiscentemente tornadas ícones materiais da idealizada realização pessoal.

97D3D67C85722EB20F699A68A46EC59C2749E777660D18BFFFFDB69D138C0D23Brasil - Carta Maior - [Najar Tubino] O gesso e as placas utilizadas em tetos, banheiros e cozinhas vêm da Chapada do Araripe (PE), onde 80% da vegetação da caatinga foram queimadas.

agrotoxicosBrasil - Brasil de Fato - [Raíza Tourinho e Graça Portela, da Fiocruz] Consumo intensivo de agrotóxicos no Rio de Janeiro revela cenário de intoxicações "invisíveis".

130116 mstBrasil - MST - [Simon Romero] Uma gigante financeira norte-americana e seus parceiros brasileiros têm investido centenas de milhões de dólares em negócios de terra no Cerrado.

Deuses foliões antiecológicosLaboratório Filosófico - [Rafel Silva] Ó natureza, abre alas que eu quero passar! Esse samba maldito é insustentavelmente audível quando vemos que no Rio de Janeiro, durante os dias de carnaval, os foliões jogaram 800 toneladas de lixo no chão. Só em Copacabana, cuja fantasia de carnaval deixa de ser a de Princesinha para ser a de Lixeirinha do Mar, foram 33t. Na marquês de Sapucaí, palco do maior e mais belo espetáculo carnavalesco do planeta, 136t. E para não dizer que só o carnaval do Rio é vilão ambiental, Salvador jogou chão 1000t! Isso, claro, sem computar as muitas mais toneladas de lixo produzidas e descartadas corretamente, mas que, somadas ao descarte incorreto, são jogadas “in natura”, isto é, no "chão da natureza", visto que no Rio mais de 99% do lixo tem esse vil destino.

090216 spBrasil - Brasil de Fato - [Karine Melo] O lançamento de rejeitos ocorreu quando a mineradora Rolando Comércio de Areia fazia as atividades de extração em uma cava de areia próximo ao rio, em Jacareí (SP).

060216 cmBrasil - Carta Maior - Agronegócio exporta a água, o suor e o sangue dos trabalhadores, envenena o meio ambiente e as populações, mas ainda posa de campeão do PIB.

iema-determina-que-samarco-resgate-peixes-antes-da-chegada-da-lama-no-esBrasil - Laboratório Filosófico - Com a minha fé na capacidade sustentável e ecológica do homem completamente soterrada pelas toneladas de lama contaminada que a Vale do Rio Doce esparramou pelas Minas Gerais, pelo Espírito Santo, e que jazerão indefinidamente no já bastante poluído oceano, só me resta fazer como os budistas: suprassumir as vicissitudes da “Roda de Samsara” (o ciclo existencial no qual reinam o sofrimento e a frustração produzidos pela ignorância), ao valioso desejo de encontrar o “Caminho da Libertação”.

arrozBrasil - Brasil de Fato - [Catiana de Medeiros] Mesmo com problemas climáticos, a produção estimada para a safra 2015/2016 é em torno de 480 mil sacas, superior à do ano passado, que ficou em 450 mil sacas.

290116 rurBrasil - Carta Maior - [Najar Tubino] Muitos fundos de investimentos multimercados entraram no negócio de terras. George Soros, por exemplo, conta com 270 mil hectares.

JOKA6372Brasil - Brasil de Fato - [Nadine Nascimento] "O objetivo é engrossar o coro pela responsabilização das empresas e pessoas envolvidas no crime ambiental”, diz compositor de ‘Minério não se bebe’.

Tragedia Mariana MineradoraBrasil - EBC - [Noelle Oliveira] O rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em novembro de 2015 - que destruiu o distrito mineiro de Bento Rodrigues - é o maior desastre do gênero da história mundial nos últimos 100 anos.

Mariana0984100 08112015 wdo7176 1Brasil - Sustentabilidade e Democracia - [Sandro Ari Andrade de Miranda] Existiam diversas formas de começar este artigo, mas preferi adotar um caminho improvável. Por que temos tamanha dificuldade para aprovar uma verdadeira reforma tributária? Ao observarem esta primeira pergunta, muito questionariam qual é a relação que um crime ambiental tem com o sistema tributário. Não deveríamos começar tratando do histórico trágico de Mariana, do Rio Doce, e que agora ameaça Abrolhos?

100116 transBrasil - Esquerda - [Luís Leiria] Manifestações em três capitais, convocadas pelo Movimento Passe Livre (MPL), evocam os protestos de 2013 que se espalharam por centenas de cidades do país e fizeram retroceder os aumentos dos preços.

12980441744 aef27b2748 zBrasil - Diário Liberdade - [Israel Souza] Ambientalismo, não; reforma agrária: as palavras certas para nossa luta*.

050116 queimasBrasil - Agência Brasil - As queimadas aumentaram 27,5% em todo o país, passando de 184 mil focos em 2014 para aproximadamente 235 mil no ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

241215 lamBrasil - Agência Brasil - [Michèlle Canes] O levantamento foi feito a pedido da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

231215 maislamaBrasil - O Diário - [João Pedro Stedile] Em 5 de Novembro de 2015 a ruptura de duas barragens no município de Mariana, no Brasil, provocou o maior desastre ambiental da história daquele país.

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.