Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

livressBrasil - Diário Liberdade - Hoje é o último dia da campanha de financiamento coletivo para o projeto de documentário do jornal A Nova Democracia, lançado há dois meses. "Livres" precisa de menos de mil reais para que possa ser produzido, contando a triste realidade dos presídios brasileiros. O site Catarse é a plataforma de financiamento em que o leitor pode fazer uma doação até o final desta sexta-feira.


"Este projeto é o resultado do sonho de um grupo de jovens que, ainda presos, pensaram uma forma de chamar a atenção das pessoas para as condições de vida e dentro do sistema carcerário. A tentativa de reconstruir a vida, os intervalos entre a prisão, o crime e as memórias tenebrosas das masmorras do estado - nas quais meio milhão de brasileiros penam nesse momento - são alguns dos temas que serão abordados no filme que queremos realizar", informa o material de campanha do projeto. "O que é a prisão sob o ponto de vista de um interno? Que vidas são possíveis dentro do cárcere e para onde elas caminham? Quem ganha e quem perde com a indústria do sistema carcerário? Afinal, o que é ser LIVRES?"

Algumas informações sobre a importância do projeto

Brasil tem a 3ª maior população carcerária do mundo, só perdendo para os USA e China. Segundo o relatório "A Visão do Ministério Público sobre o Sistema Prisional Brasileiro", publicado em 2013, 48% dos estabelecimentos prisionais estão superlotados. Entre 2012 e 2013 foram registradas 121 rebeliões, 769 mortes e mais de 20 mil fugas.

Além disso, em 40% dos estabelecimentos foram encontradas drogas. A assistência jurídica é deficiente e em muitos dos locais não se observa o direito à defesa do preso em casos de sanção disciplinar. Metade dos presídios não possui camas para todos os detentos e 25% não contam sequer com colchões. Em 40% dos locais não há fornecimento de itens de higiene pessoal e faltam toalhas em 66%. A assistência de saúde é no melhor das hipóteses precária e em outras inexistente, com milhares de pessoas sofrendo de doenças crônicas.

Além disso a violência institucional é endêmica levando a lesões graves e até mortes. São mais de meio milhão de brasileiros submetidos a estas condições. Em torno de 40% aguardam julgamento, que em muitos casos já deveria ter sido realizado. Muitos acabam condenados por falta de assistência jurídica. Outros tantos padecem na cadeia mesmo com os prazos da detenção vencidas. E o pior, a população carcerária continua aumentando. Desde 1992, a população carcerária brasileira aumentou mais de 380%, de acordo com a World Prison Brief.

"Diante destes questionamentos, o Jornal A Nova Democracia/AND Produções, junto à Paêbirú Realizações Cultivadas, decidiram propor duas ações:  1-  Realização de oficinas de teatro e preparação de elenco dos personagens de "Livres" para as gravações e trabalhos futuros.  A maioria do elenco encontrou na arte a luz no fim do túnel, uma motivação para mudar de vida e o projeto se propõe a continuar esse trabalho. 2-    Realizar um longa-metragem intitulado Livres. O filme é baseado nas histórias de personagens vítimas das agruras do cárcere. Além de contar suas experiências, encenarão narrativas, tentando recriar um pouco da realidade da vida na prisão", explicam os realizadores do projeto.

Veja abaixo o vídeo da campanha, que termina hoje às 23:59 (de Brasília):


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.