Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (6 Votos)

241112 ispalPalestina - Diário Liberdade - Os desenhos do cartunista brasileiro Carlos Latuff têm provocado à ira de lideranças "judaicas" e sionistas no mundo todo. Dessa vez o "ofendido" foi o rabino estadunidense Marvin Hier.


Em entrevista ao site pró-Israel, The Algemeiner, o rabino que é fundador e reitor da Simon Wiesenthal Center classificou Latuff de "quase pior que antissemita". O motivo da ira do rabino foi à charge publicada no jornal online Huffington.

A charge (foto aqui) retrata o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu torcendo uma criança palestina morta, que por sua vez verte votos em uma urna. "Eu quis demonstrar que Netanyahu fatura politicamente com a morte de civis palestinos", explica Latuff.

O cartunista disse que desde que resolveu apoiar a causa palestina no fim da década de 90 reações desse tipo são comuns. "O que chama atenção é que uma autoridade eclesiástica sinta-se mais ofendido com uma charge do que com as centenas de civis palestinos mortos nos ataques aéreos israelenses, incluindo crianças".

Uma das hipóteses para explicar esse novo massacre a Gaza é a crise política que o estado de Israel enfrenta. A extrema-direita que governa Israel atualmente poderia ser derrotada nas próximas eleições. Com a popularidade em baixa o primeiro ministro Benjamin Netanyahu teria usado a situação para ganho eleitoral. Logo depois que os ataques a Faixa de Gaza começaram, com a desculpa que era para proteger a população civil do sul de Israel - atacada por foguetes disparados por grupos de resistência palestinos -, sua popularidade subiu 20 pontos como informou o jornal israelense Haaretz. Soma se a isso a história que o estado de Israel, sob controle dos sionistas, tem sobre uso de estratégicas parecidas em outras oprotunidades, como a de 2006, por exemplo, na guerra contra o Hezbollah no sul do Líbano.

netanyahu-rabbi-marvin-hier-huffington-post-gazaLatuff respondeu as declarações do rabino com a charge ao lado, onde se assemelha as ações de Netanyahu as de Marvin Hier. De um lado aparece o primeiro ministro de Israel pisoteando fisicamente sobre Gaza, do outro o rabino pisoteando o jornal em que sua charge foi publicada, com destaque para a manchete "Gaza massacrada". Fica claro que intenção é mostrar que quando Israel massacra Gaza fisicamente, Hier "censura" a cobertura sobre os acontecimentos, dando entender que versões válidas deveriam ser apenas aquelas pró-Israel.

Os desenhos de Latuff são focados nas lutas dos povos oprimidos e nações oprimidas. Mundialmente é reconhecido como ativista dos Direitos Humanos, no mundo árabe é ícone de inspiração da resistência palestina.

Latuff também é colaborador do Diário Liberdade. Na seção quadrinhos é possível encontrar várias contribuições suas postado em nosso site. Para conhecer mais seu trabalho sugerimos uma visita ao seu blog e segui-lo no twitter.

Abaixo selecionamos algumas ilustrações feitas recentemente em virtude dos últimos acontecimentos na Palestina.

netanyahu-terrorists-gaza israel-gaza-oppressor netanyahu-gaza-missiles
netanyahu-gaza- israel-minister-of-interior-eli-yishai-gaza
gaza-resistencia



Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.