“Foram anunciados hoje em Cannes na França os finalistas do prêmio Emmy de entretenimento. 61 Países inscreveram um total de 1.000 trabalhos, mas, apenas 40 projetos de 20 países vão concorrer nas dez categorias. E a Globo teve 7 indicações.”
O sorriso do simpático casal, que cativa e se reflete em sorrisos nas faces de milhões de espectadores, me fez sorrir também. No entanto, eles sorriam de satisfação de saber que trabalham em uma emissora de sucesso que continuará pagando seus gordos salários enquanto continuar ganhando prêmios ou enquanto eles continuarem sendo um casal simpático que fala em jogral com naturalidade e que sorri de maneira cativante. Eu sorri amarga e ironicamente.
Entretenimento tem como definição: Divertimento; Distração; Passatempo; e Recreio, segundo os dicionários Priberam e Aurélio. Segundo a Wikipédia:
“Entretenimento é o conjunto de atividades que o ser humano pratica sem outra utilidade senão o prazer. É o desvio do espírito para coisas diferentes das que preocupam. Pode ser uma distração, um passatempo ou um desporto.”
E a Rede Globo de Televisão é uma das emissoras do mundo com maior capacidade de entretenimento, ou seja, ela é uma das emissoras mais capacitadas para nos distrair, para passar nosso tempo, parra desviar nosso espírito para coisas diferentes das que nos preocupa. Ela nos faz esquecer que nosso trabalho nos aborrece e que devíamos estar pensando em um modo de sermos menos explorados. E logo depois que ela nos anuncia que estão ocorrendo greves, manifestações, agitações, guerras e massacres em Portugal, no Chile, em Israel, na Inglaterra, na Grécia, na Líbia e até aqui mesmo no Brasil, ela desvia nosso espírito para coisas como a seleção brasileira de futebol que se prepara para jogar. E o jornal acaba. Esta é a arte do entretenimento, e a Globo concorre a prêmios por isso.
A Globo aprendeu e se utiliza de uma arte muito maior do que a do simples entretenimento, é a arte do jornalismo que entretêm, é a arte de diluir & diluir, a arte de transformar informação em homeopatia, de mostrar vislumbres da luz e nos manter na caverna, amarrados, de costas para a saída e mesmo assim contentes. É a emissora com maior audiência do país.
Manipulação & Controle, a gente vê por aqui.

