Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

1989Brasil - De esquerda em esquerda - [Rudá Ricci] Fui entrevistado pelo economista Paulo Passarinho, que pilota o Faixa Livre, um dos programas mais instigantes da rádio Band RJ. Comentamos a crise financeira dos municípios e as possibilidades para 2014.


O que rendeu mais foi a projeção sobre a sucessão de Dilma Rousseff. Eu ainda acredito num cenário próximo ao de 1989, quando todos partidos lançaram candidatos no primeiro turno das eleições presidenciais. Os debates entre candidatos pareciam mais assembléia de caciques políticos.

Por que sustento este cenário? Porque não vejo grandes chances de Aécio Neves. Seu perfil e as pesquisas recém divulgadas (em especial, do Datafolha) indicam que seu nome não mobiliza muitos eleitores. Figura em terceiro ou quarto lugar na preferência do eleitorado nacional. É do bloco lulista, vencedor das eleições desde 2006 (quando efetivamente este bloco se cristalizou), que me parece sair a principal força eleitoral.

Neste caso, PSB emerge como principal alternativa.

Também me orienta a crise econômica gradativa e o aumento do índice de inflação (que pode ser pressionada com o já anunciado aumento do preço dos derivados de petróleo).
Juntemos as duas variáveis. Num cenário de desencanto econômico (não necessariamente uma crise) e de fragilidade do principal nome da oposição, por qual motivo os partidos do bloco lulista não lançariam candidatos no primeiro turno? O que perderiam? Se a fragmentação do bloco em várias candidaturas não corre risco de abrir espaço para um candidato oposicionista, por qual motivo não tentar o podium ou, na pior das hipóteses, massificar um nome para 2018? Neste último caso (lançar para popularizar ou reforçar nacionalmente um candidato para 2018), o lançamento não necessitaria ocorrer muito cedo. Ao contrário, o partido aliado poderia garantir todos benefícios de compor o governo federal até o primeiro trimestre de 2014 e somente aí anunciar o "Novo Príncipe".

No mais, a estrutura política brasileira, toda nacionalizada em função do necessário apadrinhamento de deputados para que a vida dos prefeitos (e de vários governadores) seja mais leve, faz com que os cenários eleitorais fiquem mais nítidos e focados daqui por diante. E, mais que nunca, é da saúde financeira do governo federal e da saúde econômica do país que nasce a senha para entendermos 2014.

Rudá Ricci é sociólogo, Mestre em Ciências Políticas e Doutor em Ciências Sociais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.