Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

011212 paudeararaBrasil - Futuro Sociólogo - [Fernando Colhado] Se existe um Governo eleito democraticamente que seja capitalista, e caso aconteça um Golpe de Estado, no qual assuma um Governo socialista, haverá uma grande pressão da mídia, de parte da sociedade civil, no caso será a classe média, que é motivada a agir, conforme o pensamento da elite nacional, e o mais importante, uma forte ação do exército, para que se restabeleça o capitalismo no país, com a justificativa de que o Governo anterior foi eleito democraticamente!


Pois bem, voltemos ao exemplo do Chile,o então presidente Salvador Allende foi eleito democraticamente, mas não pôde permanecer no poder, devido ao Golpe em 1973, pelo então chefe das Forças Armadas Augusto Pinochet!

É evidente que no Chile, assim como também em outros países da América Latina, houve a conhecida Operação Condor, em que a intenção dos países envolvidos na operação (Brasil,Chile,Argentina,Paraguai e Uruguai), coordenassem a repressão aos opositores das ditaduras nestes países, por outro lado, encontramos a URSS em um momento de uma forte influência ideológica, na qual, apóia os partidos comunistas nestes países! A caça aos comunistas foi a prática realizada com maior ênfase durante este período, ao menos no Brasil, em que os defensores do comunismo que participavam de movimentos revolucionários foram brutalmente torturados e até mortos!

Quanto as torturas que foram executadas, cito as seguintes:

Cadeira do dragão: consiste em emitir choques em todo o corpo humano, onde o torturado senta nú em uma cadeira revestida de zinco.

Pau de arara: Os torturado eram amarrados pelos punhos e joelhos, ficando a 20 cm do chão, recebendo também choques, pancadas e queimaduras com cigarro.

Soro da verdade: droga injetável que provoca sonolência e a perda das barreiras inibitórias. em que o torturado passaria a dizer coisas que normalmente não diria, mas seu efeito é pouco confiável e pode causar a morte.

Estas são algumas das formas que eram utilizadas para que se revelasse nomes dos líderes de ações que eram contrárias ao regime autoritário.

O Comando de Caça aos Comunistas,  foi criado com o intuito de defender  a ditadura, com base em ataques aos cidadãos que se opunham ao sistema, sendo eles, os defensores da ideologia comunista que haviam no país. Juntamente com o Comando de Caça aos Comunistas havia pelo menos outros três grupos de direita reconhecidos publicamente, a Associação Anticomunista Brasileira (AAB), a Frente Anticomunista (FAC) e o Movimento Anticomunista (MAC),  sendo o CCC, o grupo que comandava as ações anticomunistas! Dentre os ataques realizados por estes grupo, estão:

-Invasão do teatro Ruth escobar em São Paulo onde espancaram o elenco do espetáculo Roda Viva (em 18/7/1968);
-Atentado à bomba no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro (em 2/12/1968);
-Sequestro e assassinato do padre Antônio Henrique Pereira Neto, em Recife (em 26/5/1969).

O conflito da Rua Maria Antonia, em que estudantes da faculdade Mackenzie apoiavam o regime, constando entre os alunos, os movimentos anticomunistas (AAB, FAC,MAC e CCC), realizaram o confronto direto com os alunos da  FFLCH-USP, no qual os alunos da USP  se opunham ao regime! O conflito se encerra então com a diretora da Faculdade Mackenzie, que solicita a presença policial no local.  Em decorrência deste conflito, temos a  morte de um aluno secundarista da USP ( José Guimarães ).

Há também o envolvimento de empresários em defesa do regime autoritário no país,  em que cria-se a Organização Bandeirante (OBAN), esta organização  foi criada em 1969, para a coordenação e integração de ações ao combate das organizações armadas da esquerda. A OBAN é financiada por empresários, entre eles o Henning Albert Boilesen( proprietário da Ultragás).Além da Ultragás, a OBAN é financiada também pelos grupos FORD,GM,Grupo Camargo Correa, Grupo Objetivo e Amador Aguiar(Bradesco). As ações da organização passam a ser priorizadas pelo exército, a partir do momento em que a organização tem como comandante o tenente-coronel Waldir Coelho, tendo não só os comunistas como alvo dos ataques, há também a persreguição aos professores universitários. A ação da OBAN, como dos demais órgãos de repressão aos grupos de esquerda, só começou a arrefecer para enfim cessar a partir da abertura lenta e gradual promovida pelo presidente Ernesto Geisel.

A mídia teve papel importante na manutenção do regime autoritário, quando por diversas  vezes em suas matérias, publicou explicitamente o apoio o Golpe, no qual dedicou-se a nomea-lo como Revolução de 1964, seguem alguns exemplos:

“Participamos da Revolução de 1964 identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”. (Editorial do jornalista Roberto Marinho, publicado no jornal O Globo, edição de 07 de outubro de 1984, sob o título: “Julgamento da Revolução”.)
 
31/03/64 – FOLHA DA TARDE – (Do editorial A GRANDE AMEAÇA): “… cuja subversão além de bloquear os dispositivos de segurança de todo o hemisfério, lançaria nas garras do totalitarismo vermelho, a maior população latina do mundo…”
 
31/03/64 – CORREIO DA MANHà– (Do editorial, BASTA!): “O Brasil já sofreu demasiado com o governo atual. Agora, basta!”
 
02/04/64 – O GLOBO – “Fugiu Goulart e a democracia está sendo restaurada”… “atendendo aos anseios nacionais de paz, tranqüilidade e progresso… as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de seus direitos, livrando-a do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal”.

Com o fim da ditadura no Brasil,  o primeiro presidente eleito democraticamente no país, trouxe aos cidadãos  a expectativa por melhorias nas condições sociais, que hoje temos a certeza na qual foi além do que vivenciamos! Hoje temos na pratica como democracia, o fato de escolher “nossos representantes” do executivo e do legislativo, além da liberdade de escolha quanto ao consumo, algo além disso como democracia, é pura utopia na realidade!

Ainda hoje, por mais que seja divulgado amplamente pela mídia, a mesma que se curvou ao poder autoritário dos militares nos anos obscuros da história brasileira, que vivemos claramente em um sistema democrático, com imparcialidade nos noticiários, encontramos a partir daí, um discurso vazio, sem sentido algum com a realidade, ao se constatar que a mídia, em seus maiores veículos de comunicação, exercem poderes de forma tão ampla, alcançando o patamar de eleger políticos, assim como também, através de denúncias, que seu cargo seja desocupado!

Existe a dúvida se existe a democracia, quanto aos resquícios da ditadura no país, em que as manifestações do mais diversos movimentos sociais, sofrem as mais duras repressões, em que estas, tem o total apoio da mídia, defendendo a repressão, intensificando mensagens negativas sobre estes movimentos e apoiando descaradamente as ações truculentas da polícia,  prejudicando assim, a eficiência do que é proposto pelos manifestantes!

A influência da mídia na sociedade, cria esteriótipos e inverdades sobre os mais diversos movimentos sociais, envolvendo a sociedade civil a voltar-se contrariamente, protegendo os interesses da mídia e dos capitalistas que vivem no país, entre os casos, podemos citar o MST, que por diversas vezes foi “golpeado” por revistas e por jornais na tv, pode-se citar também, os casos recentes de greves que ocorreram no país, como a greve dos professores do Ceará. Neste caso, vemos um dos exemplos mais claros de desrespeito ao direito dos trabalhadores, que lutam por melhorias em seus salários, que recebem por parte do Governo, a mais esperada ação que se imagina de um regime antidemocrático, a repressão policial!

O que poderia trazer a democracia de fato para o país? Segundo o significado da palavra democracia (poder do povo), para que esta seja estabelecida, devemos ter ciência de que o poder do povo deve ser exercido para realizar suas necessidades, a partir daí, podemos dizer que a democracia, deve trazer aos cidadãos o bem-estar social e econômico, ter como elemento fundamental,  fomentar a liberdade expressão, garantir que todos sejam igualmente o poder de opinar sobre os mais diversos debates que influenciam a vida da sociedade civil, erradicar a pobreza, garantir a moradia e a alimentação de toda a nação, entre outros itens que preservem o pleno desenvolvimento da democracia.

Enquanto não há modificações na realidade que vivemos, deixo a seguinte questão em aberto: será uma democracia, aristocracia, ou ditadura do capitalismo o que vivemos hoje?


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.