Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

210912 cncoutinhoBrasil - Boitempo Editorial - É com grande pesar que comunico o falecimento de Carlos Nelson Coutinho, professor da UFRJ e autor da Boitempo. 


Conhecido no Brasil e no exterior como um dos maiores especialistas na obra de Antonio Gramsci, Carlito, como era chamado pelos amigos, publicou pela Boitempo seu último livro, em 2011, intitulado De Rousseau a Gramsci: ensaios de teoria política.

Neste sábado, 22, a editora prestará uma homenagem a ele no encerramento do III Curso Livre Marx-Engels, do qual era grande entusiasta. Mando os detalhes abaixo.

Morreu nesta noite (20), aos 70 anos, o grande intelectual marxista Carlos Nelson Coutinho, depois de meses combatendo um câncer dos mais violentos. Carlito, como era chamado pelos amigos, descobriu a doença em fevereiro deste ano, quando nos comentou por e-mail: “Ainda estou perplexo – mas disposto a brigar. Também sobre isso, tenho tentado me valer do mote de Gramsci: pessimismo da inteligência, otimismo da vontade. Torçam por mim”. Foi o que fizemos esses meses todos.

Neste sábado (22), a Boitempo prestará uma homenagem a ele no encerramento do III Curso Livre Marx-Engels, às 16h30, após a aula proferida por Michael Löwy. Até um mês atrás, Carlito, com a coragem dos grandes, ainda cogitava estar presente para receber a homenagem. Fará uma falta enorme.

A entrada para as últimas aulas do III Curso Livre Marx-Engels será liberada para quem não acompanhou o curso até agora, basta comparecer ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, localizado na Rua São Bento, 413, Centro (próximo ao metrô São Bento). Além disso, as aulas e a homenagem serão transmitidas ao vivo por este canal. O curso, ministrado por alguns dos mais importantes acadêmicos do Brasil e baseado nos 15 livros da coleção Marx-Engels, se encerra com as aulas de Ruy Braga, sobre os Manuscritos econômicos-filosóficos (das 10h às 13h); e de Michael Löwy, sobre Luta de classes na França e Lutas de clase na Alemanha (das 14h às 16h30).

Carlos Nelson Coutinho na Boitempo

Em 2011, Carlito publicou pela Boitempo o livro De Rousseau a Gramsci: ensaios de teoria política. Confira prévia do livro no Google Books clicando aqui ou faça download do prefácio do livro em PDF clicando aqui.

Um dos maiores estudiosos de Antonio Gramsci, publicou o artigo “Gramsci e o Sul do Mundo: entre o Oriente e o Ocidente” na Margem Esquerda #5 (em 2005). Confira PDF do artigo clicando aqui.

Este ano, escreveu o texto de orelha para o livro Lenin: um estudo sobre a unidade de seu pensamento, de György Lukács, que você pode conferir clicando aqui.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.