O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

stf congressoBrasil - Inquietude Geral - O que esperar da bancada BBB (Bíblia, Boi, Bala) na Câmara Federal? Nada e tudo! A sociedade cada vez mais espetacularizada pelos barões da mídia com teatros do absurdo e de vampiros sanguessugas: os “representantes do povo” atuando em favor da família (as suas próprias, claro), de Deus e dos amigos (quadrilhas de assalto aos cofres públicos, claro), todos, no entanto, unidos “contra a corrupção”! Manifestavam-se assim os crápulas, os proponentes da perfídia, os achacadores, os oportunistas de camarote, enfim todas as hienas representando contra o PT.

240416 fmqBrasil - IHU - Para Fabio Mascaro Querido, as contribuições de Michael Löwy atualizam o pensamento marxista e reposicionam a crítica ao capitalismo na contemporaneidade.

6163143802 33f05c7a66 zBrasil - Diario Liberdade - [Alejandro Acosta] Mesmo depois de aprovado, a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma, pela Câmara dos Deputados (por 367 contra 134), as ilusões da direção do PT no Congresso, dominado pela direita, aceleraram ainda mais. Na Câmara, o PT sofreu uma derrota expressiva. Isso porque toda sua “base aliada” direitista passou para o outro lado, traindo a presidenta Dilma e aprovando a abertura do impeachment.

Foto José CruzAgência BrasilBrasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Etimologicamente, Estado vem do Latim “status”, e significa a condição ou situação do que está, do que fica de pé. E diante da turbulência política e da fragilidade institucional que o Brasil enfrenta, que tem como ícone maldito o golpe do PMDB contra a presidente Dilma Rousseff, é inevitável perguntar: o que “ficará de pé” no Estado brasileiro?

ABR230913 TNG5006Brasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] O fascismo foi um movimento político italiano surgido entre as duas grandes guerra do século passado em reação à Revolução Bolchevique de 1917 e contra a luta dos trabalhadores e seus sindicatos. Embora o fascismo tenha recebido seu nome na Itália –“fascio” eram as varas usadas pelos magistrados romanos para abrir à força passagem entre o povo-, sua essência tática e prática, qual seja, a disseminação do ódio e a intransigência absoluta na imposição de uma visão monológica de mundo em função da conquista total do poder, pode ser encontrado em vários momentos da história. O crísico presente brasileiro é exemplos disso.

1460277139 bandeiraLaboratório Filosófico - [Rafael Silva] Dado que cidadania é a participação ativa de um indivíduo na vida e no Governo que tem em comum com os demais, eleger representantes políticos, isto é, votar, é condição para se ser cidadão. No Brasil essa participação é obrigatória inclusive. Muitos brasileiros, entretanto, por opção política votam em branco. Esses, digamos assim, “cidadãos em branco” argumentam, por exemplo, que o sistema eleitoral é uma farsa, um jogo de cartas marcadas, da qual, portanto, melhor é não participar.

180416 golp.redimensionadoBrasil - O Diário - A aprovação pela Camara dos Deputados por maioria qualificada (367 cntra 137 e 7 abstenções) do impedimento da Presidente Dilma Rousseff anuncia o fim do governo do Partido dos Trabalhadores. Mas não o fim da alarmante crise em curso que tende mesmo a aprofundar-se.

26491302395 607003ac91 zBrasil - PCB - (Nota Política do PCB)

entrepreneur-friend-or-enemyBrasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Neste domingo 17 de abril de 2016, durante a votação para aprovação do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, estarão finalmente sendo preenchidas as vagas para inimigos políticos da democracia brasileira abertas há pouco mais de um ano pelos perdedores das últimas eleições presidenciais.

size 810 16 9 depressao tristezaBrasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] Quem prima pela democracia não pode estar tranquilo esses dias no Brasil. Muito pelo contrário!

marcha da familia com deus 2014 1024x453

Brasil - Blog da Boi Tempo - A crise política vem sendo gestada desde o primeiro dia do atual governo de Dilma Rousseff, que foi eleita por mais de 54 milhões de brasileiras e brasileiros em outubro de 2014. A quarta vitória sucessiva do PT nas eleições presidenciais foi contestada antes ainda, quando o resultado da votação do segundo turno foi divulgado.

oqueBrasil - Diário Liberdade - [Hamilton Octavio de Souza] Importa saber na atual conjuntura de crise qual a melhor estratégia para fortalecer a organização dos trabalhadores e enfrentar a escalada neoliberal e de direita.

24265976032 aedfdc2f54 zBrasil - Diário Liberdade - [Bruno Rodrigues] A declaração [1] do coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, de que caso o golpe reacionário institucional da oposição burguesa venha a se consumar estaria disposto a incendiar o país inteiro com greves e ocupações de resistência, foi o mais importante chamado de um dirigente político do movimento de massas brasileiro contra os golpistas. Nenhuma outra organização de importância nacional se dispôs, até então, a assumir qualquer chamado à mobilização generalizada contra o golpe. As corajosas palavras de Boulos merecem ser levadas em consideração e com toda seriedade, por cada ativista social desse país. Se alguém guarda alguma ilusão de que podemos confiar nas manobras jurídicas e nos conchavos espúrios do próprio PT, e em troca abrir mão de instigar a ação direta e independente da classe trabalhadora, o golpe reacionário institucional passará e, certamente, não será só o governo Dilma e seu partido que serão penalizados. Na verdade, o que está em questão é a tentativa, por parte dos setores opositores, de impor um grande salto para trás, aprofundando a pilhagem e o desmonte dos direitos trabalhistas, da seguridade social, dos serviços públicos e do direito de organização sindical.

521CB7394652DF252C7E571CD664B2B18F8ABA05A659369D1271829D8AFCB48FBrasil - Carta Maior - [José Carlos Peliano] Manoel de Barros descobriu que a riqueza está presente nas coisas simples, e que essa riqueza libera o homem para usufruir o que a vida tem de desconhecido.

25137910934 1bdc7ed2d3 zBrasil - Sustentabilidade e Democracia - [Sandro Ari Andrade de Miranda*] Somente uma pessoa ingênua ou mal-intencionada pode acreditar que o movimento instalado pelos segmentos conservadores do país tem alguma preocupação com a ética. Se fizermos uma análise histórica dos principais escândalos de corrupção dos últimos 40 anos, vamos notar a presença de personagens que figuram constantemente nas listas dos esquemas de desvio de dinheiro público ou de lavagem de dinheiro, carregando a bandeira do impeachment da Presidenta da República.

brazil-881119 1280Brasil - Diário Liberdade - [Sergio S. Negri*] Muito enganados estão aqueles que acreditam que grandes protestos de rua são, necessariamente, sinônimos de democracia ou de avanço para os trabalhadores. Nem sempre é assim! Ao contrário, nos últimos anos grandes manifestações de rua estão ligadas a retrocessos igualmente gigantescos. Recordemos da chamada “Primavera Árabe” em países do norte da África - Egito, Líbia, Síria e Tunísia - por exemplo. Com exceção deste último, onde uma coalizão tem mantido um Estado relativamente democrático, nos demais se viu a instalação ou volta ao poder de ditaduras teocentristas e guerras civis com a dissolução total de alguns Estados, como no caso líbio.

michel temer e dilmaBrasil - Le Monde Diplomatique - [Wallace dos Santos de Moraes] O país vive uma das maiores crises institucionais de sua história e temos visto análises absolutamente fora da realidade movidas por uma paixão cega que não colabora para o entendimento mais amplo da questão e ainda jogam uma cortina de fumaça sobre exatamente aquilo que devíamos estar discutindo.

452D5604AA30B6B5ED77723AD31B6FC276F4A244E795D5DA3D016982FDC0ACD7Brasil - Carta Maior - [Leonardo Isaac Yarochewsky] Independente das críticas ao seu governo, Dilma recebe agressões por meio de palavras, gestos, imagens e 'piadas' machistas e preconceituosas.

arquivo 1416335411Brasil - Laboratório Filosófico - [Rafael Silva] A Capadócia é uma região montanhosa da moderna Turquia, muito visitada atualmente para a prática do balonismo recreativo. Porém, as mesmas montanhas que, hoje, por um punhado de dinheiro, os turistas podem observar das alturas, antigamente, serviram de esconderijo aos cristãos que fugiam da perseguição religiosa do Império Romano pagão. Dentro delas jazem quilômetros de túneis, milhares de alcovas, e dezenas de capelas-igrejas, nas quais aqueles que ousaram acreditava em um Deus único e bom podiam cultuá-lo em paz.

Le Monde Foto 5Brasil - Le Monde Diplomatique - [Diego Mendonça, Elisa Di Garcia e Ricardo Roquete] A luta do movimento goiano contra as OS e a militarização das escolas públicas em Goiás.

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.