Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

061113 MarighellahomenagemBrasil - PCO - Na segunda-feira, a viúva de Carlos Marighella, membros da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e militantes de esquerda fizeram uma homenagem ao guerrilheiro assassinado pela ditadura militar.


 

Há 44 anos a ditadura militar assassinava o brasileiro que marcou a história como o teórico da guerrilha urbana, Carlos Marighella, líder da Ação Libertadora Nacional.

Para lembrar esta data, a viúva Clara Charf, membros da Comissão da Verdade Rubens Paiva, e militantes de esquerda fizeram uma homenagem um ato na Alameda Casa Branca, em São Paulo, onde foi assassinado.

Como militante do PCB, desde a década de 30, foi preso, anistiado, figura pública, deputado estadual em São Paulo, rompeu com o partidão, continuou perseguido pelo regime.

Marighella foi assassinado numa emboscada por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) em 4 de novembro de 1969, na resistência e luta armada contra a ditadura no Brasil. Uma operação comandada pelo delegado do Dops Sérgio Fleury, responsável pela morte de pelo menos 18 militantes da ALN.

Ao lado de Carlos Lamarca, são o expoente da radicalização da luta contra a ditadura militar no Brasil após o endurecimento do regime. Sendo Mariguella o autor do que no mundo inteiro a principal obra sobre guerrilha urbana o “Manual do Guerrilheiro Urbano”.

Para lembrar sua história no ano passado quando completaram 100 anos de seu nascimento foi lançado o filme “Marighella” e a biografia escrita por Mário Magalhães “Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo” que ganhou o prêmio Jabuti de melhor biografia.

Nesta semana em homenagem pelo aniversário de morte de Marigella e aproveitando o debate sobre a censura prévia às biografias no Brasil entrevistamos Mário Magalhães. A entrevista com declarações e fotos está no Jornal Causa Operária desta semana, que você encontra na Loja Virtual: http://editora.pco.org.br/t/jornal-causa-operaria/

No final do ano passado, Causa Operária realizou uma palestra-debate, sob o título “Lamarca, Marighella e a luta da esquerda contra a ditadura militar”. Assista a palestra:


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.