Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

230713 micheaux oscarBrasil - PCO - Mostra haverá exibição de "The Homesteader", um filme contra a KKK.


O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo está organizando a mostra “Oscar Micheaux: O Cinema Negro e a Segregação Racial”. Nesta quarta já será exibido o “The Homesteader”, de 1919, que é o primeiro longa-metragem escrito, dirigido e produzido por um negro americano.

São mais de 40 filmes por Micheaux produzidos, em sua grande maioria com um orçamento muito reduzido; os filmes tinham o objetivo de levar entretenimento para comunidade negra, e adotaram direta ou indiretamente uma crítica política da questão racial nos EUA.

Ele é tido como o primeiro grande cineasta negro, além de o mais bem-sucedido cineasta negro da primeira metade do século XX e o produtor mais importante da filmes que tratam da questão racial. Ele produziu, também, dois filmes mudos e os chamados “talkies”, quando a indústria incorporou atores falando.

“The Homesteader” foi um filme lançado quatro anos após “O Nascimento de uma Nação”. Este último é longa de David W. Griffith narrado sob a perspectiva do sul dos EUA, que mostra os negros como traiçoeiros e a Ku Klux Klan como um grupo de heróis a serviço do bem.

O filme “The Homesteader” (que chegou a ser considerado perdido) é uma oposição frontal ao filme que elogiou a KKK; Mais adiante, o próprio Griffith fez uma espécie de desculpas públicas com o chamado “Intolerância” (1916).

A mostra também apresentará a vida e obra de Spencer Williams (1893-1969), ator e cineasta negro que chegou à direção nos anos 1940, além de obras bem escolhidas que retratam a questão racial dentro do cinema norte-americano. Outros destaques da mostra é o filme “Aleluia” (1929), de King Vidor, e “Magnólia” (1936), de James Whale.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.