São mais de 40 filmes por Micheaux produzidos, em sua grande maioria com um orçamento muito reduzido; os filmes tinham o objetivo de levar entretenimento para comunidade negra, e adotaram direta ou indiretamente uma crítica política da questão racial nos EUA.
Ele é tido como o primeiro grande cineasta negro, além de o mais bem-sucedido cineasta negro da primeira metade do século XX e o produtor mais importante da filmes que tratam da questão racial. Ele produziu, também, dois filmes mudos e os chamados “talkies”, quando a indústria incorporou atores falando.
“The Homesteader” foi um filme lançado quatro anos após “O Nascimento de uma Nação”. Este último é longa de David W. Griffith narrado sob a perspectiva do sul dos EUA, que mostra os negros como traiçoeiros e a Ku Klux Klan como um grupo de heróis a serviço do bem.
O filme “The Homesteader” (que chegou a ser considerado perdido) é uma oposição frontal ao filme que elogiou a KKK; Mais adiante, o próprio Griffith fez uma espécie de desculpas públicas com o chamado “Intolerância” (1916).
A mostra também apresentará a vida e obra de Spencer Williams (1893-1969), ator e cineasta negro que chegou à direção nos anos 1940, além de obras bem escolhidas que retratam a questão racial dentro do cinema norte-americano. Outros destaques da mostra é o filme “Aleluia” (1929), de King Vidor, e “Magnólia” (1936), de James Whale.