Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

recismopoliciaBrasil - PCO - Segundo o documento, a PM deve atuar para "revistar indivíduos em atitude suspeita, em especial os de cor parda e negra"


Policiais do bairro Taquaral, um dos mais pobres de Campinas, São Paulo, receberam ordens diretas para revistar "indivíduos em atitude suspeita, em especial os de cor parda e negra"

Desde o dia 21 de dezembro do ano passado, policiais militares do bairro Taquaral, um dos mais nobres de Campinas, cumprem a ordem de abordar "indivíduos em atitude suspeita, em especial os de cor parda e negra".

A orientação foi dada pelo oficial que chefia a companhia responsável pela região, mas o Comando da PM nega teor racista na determinação.

O documento para a ação é assinado pelo capitão Ubiratan de Carvalho Góes Beneducci, que orienta a tropa a "agir com rigor, caso se depare com jovens de 18 a 25 anos, que estejam em grupos de três a cinco pessoas e tenham a pele escura". Supostamente foi elaborado para investigar um grupo criminoso.

A ordem da PM teve como pretexto uma carta de dois moradores que foram vítimas de um roubo, contudo, em nenhum momento os supostos bandidos foram identificados como sendo negros e pardos.

Após algumas denúncias, a Polícia Militar respondeu que "lamenta" que um grupo "historicamente discriminado pela sociedade, que são os negros, seja usado para fazer sensacionalismo", de acordo com nota divulgada no site Terra.

Obviamente este documento que vazou se trata de orientações e princípios que são utilizados pela Polícia Militar em todo Brasil para suas abordagens e revistas.

O pretexto de "investigar crime" sempre é usado para reprimir indiscriminadamente a população negra e pobre das cidades.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.