Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

281112 Luiz-Carlos-PrestesBrasil - CeCAC - A Conferência Nacional da Organização Comunista Arma da Crítica aprovou por unanimidade uma saudação ao Levante Antifascista de novembro de 1935.


Os levantes de novembro de 1935 ocorreram num contexto de ascensão do fascismo e também de intensificação da luta antifascista no mundo e no Brasil. Com a crise de 1929, agravaram-se o desemprego, a miséria e a fome no mundo capitalista. As contradições interimperialistas se aprofundaram, colocando no horizonte a perspectiva de guerra mundial. Na Alemanha, em janeiro de 1933, Hitler assume o poder com a modalidade mais reacionária de fascismo, o nazismo. Por outro lado, na União Soviética, o processo de construção do socialismo se constituía num contraponto ao capitalismo e as propostas dos comunistas se colocavam como uma alternativa concreta às duras condições de vida e trabalho do proletariado e dos povos em todo o mundo.

No Brasil, criada no início de 1935, com forte influência do Partido Comunista do Brasil (PCB), a Aliança Nacional Libertadora (ANL) defendia um programa democrático (contra o integralismo no país e o nazifacismo no mundo), anti-imperialista e antilatifúndio que marcou a história da luta de classes no país.

Amplas correntes políticas e ideológicas se unificaram em uma "frente popular", sob o lema Pão, terra e liberdade e mobilizaram parcelas consideráveis das massas populares, com a formação de 1.600 núcleos pelo país e a organização de manifestações públicas em várias cidades brasileiras.  Luiz Carlos Prestes, "O Cavaleiro da Esperança", foi aclamado presidente de honra da ANL em 30 de março. Em julho de 1935, alguns meses após sua fundação, a ANL foi colocada na ilegalidade.

Nesse processo, o movimento aliancista radicalizou-se e colocou na ordem do dia a luta pelo poder de Estado, a insurreição. O primeiro levante ocorreu em Natal (RN) no dia 23 de novembro de 1935. Seguiram-se os levantes militares em Recife (PE) no dia 24 e no Rio de Janeiro (então capital federal) no dia 27. Os levantes foram reprimidos com violência e milhares de revoltosos presos, vários barbaramente torturados, como o dirigente da Internacional Comunista Harry Berger. Olga Benário e Prestes foram presos em março de 1936. Olga, grávida, foi deportada para Alemanha sendo encaminhada à prisão feminina da Gestapo – onde deu à luz a Anita. Foi levada depois a campos de concentração nazistas, sendo assassinada em câmara de gás, em abril de 1942, junto com outras prisioneiras. Prestes permaneceu preso até 1945.

A avaliação do Partido Comunista do Brasil (PCB) e de alguns dirigentes da ANL sobre a correlação de forças na época, de que o Brasil vivia uma situação revolucionária, se mostrou equivocada. Cabe aos revolucionários e comunistas tirar lições dessa experiência histórica, prestar homenagem e saudar os heróis de 1935. Companheiros que lutaram com destemor pela solução de problemas que persistem até nossos dias. Lutaram contra a dominação imperialista e o latifúndio; pela reforma agrária e pela liberdade e democracia para o povo.

A Conferência também decidiu entregar esta saudação a Anita Leocádia Prestes, por considerá-la legítima representante do legado revolucionário de Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança.

Foto: HB


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.