O "Manifesto das organizações contra Belo Monte e o atual modelo energético" foi assinado por 55 organizações, que o entregaram ao Ministério de Minas e Energia nesta segunda-feira na capital do Brasil. No texto, afirma-se que "queremos o cancelamento da Licença Prévia; queremos o cancelamento do leilão anunciado para o dia 20 de abril. Definitivamente, a construção de Belo Monte não é necessária porque não vem atender aos interesses reais do povo brasileiro".
Entre as entidades assinantes, encontram-se o Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Altamira Campo e Cidade; Fundação Tocaia; Greenpeace Brasil; e International Rivers, dos EUA.
Apesar da oposição popular, o presidente Lula disse que o leilão vai sair de qualquer jeito. Por isso os especialistas preveem muita confusão até o leilão, no dia 20 de abril.
O Ministério de Minas e Energia confirmou o leilão na data marcada. Com custo estimado em mais de R$ 19 bilhões, Belo Monte será a maior usina 100% nacional brasileira e terceira maior do mundo. O prazo para inscrição dos consórcios termina quarta-feira. Por enquanto, está prevista a participação apenas do grupo da Andrade Gutierrez. É possível que um novo consórcio, liderado por Queiroz Galvão e grupo Bertin, entre na disputa.