1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

251213 FARC ELNColômbia - Prensa Latina - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (FARC-EP) ratificaram hoje aqui sua disposição a fazer causa comum com o Exército de Libertação Nacional desse país (ELN) para conseguir a paz por vias políticas.


Em declarações a Prensa Latina, Andrés Paris, membro da delegação das FARC-EP que sustenta nesta capital diálogos de paz com o governo de Juan Manuel Santos, comentou as circunstâncias propícias para a aproximação das duas forças.

As FARC-EP informaram com anterioridade sobre encontros entre seu máximo líder, Timoleón Jiménez, e Nicolás Rodríguez Bautista, alias Gabino, cabeça do ELN, nos quais conversaram sobre estratégias comuns.

Desejamos que se estabeleçam também negociações oficiais com o ELN, ainda que nossa vontade seja a convergência das partes em um mesmo espaço de diálogo, ao qual o Governo se nega, destacou Paris.

Apesar da possibilidade de duas mesas, concebemos o processo como um só encaminhado para a paz, sublinhou.

Ambas organizações temos uma mesma visão sobre a solução política do conflito, não a entendemos como rendição ou entrega de armas, senão como uma transformação necessária para a Colômbia que implicaria mudanças sociais e econômicas, pontuou.

Nestes momentos, as reuniões em Havana discorrem sobre o tema das drogas ilícitas na Colômbia, terceiro ponto de pauta dos diálogos estabelecidos faz mais de um ano.

Ao respeito, Paris destacou a intenção das FARC-EP de empregar-se a fundo no próximo ano na construção de um plano de substituição de cultivos de coca, maconha e Amapola que parta da visão integral das necessidades dos camponeses.

O mesmo compreenderá estratégias para o desenvolvimento econômico das regiões em acordo com o critério das comunidades e afastadas totalmente dos compromissos do país com as políticas estadunidenses de repressão para os cultivadores, referiu.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.