1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

261014 tombaPaísos Cataláns - Directa - [Tradução do Diário Liberdade] Um alto cargo do governo municipal de Xavier García-Albiol (PP) impediu que este emblemático tema musical antifascista fosse incluído no programa no ato de conclusão do Badalona Filme Festival (FILMETS).


The Filmets Band, uma banda musical de Badalona que acompanha musicalmente o FILMETS-Badalona Filme Festival, esta noite viu como pola primeira vez na sua história padecia a censura de uma das suas peças musicais: L'Estaca, de Lluis Llach.

No momento de anunciar o melhor filme catalão, estava previsto que interpretassem uma versão desta obra de Lluís Llach. Um dos músicos da banda, Martí Serra, explicou à DIRECTA que durante o ensaio que se fez antes da cerimónia de conclusão e entrega de prêmios se apresentou um homem que disse que esta peça não se podia tocar e, apesar que desde a banda se explicou que o diretor do Festival tinha pactuado todas as interpretações musicais da velada, esse homem disse "eu mando mais que o diretor do Festival". Uma testemunha do incidente assegura que se tratava de um gerente da autarquia de Badalona, às ordens de Xavier García-Albiol, presidente da câmara.

Depois do veto municipal, e quando a banda tinha optado para interpretar outra canção, um dos músicos pegou no micro e dirigiu-se às pessoas concentradas na sala, declarando: "Alguém que julga mandar muito proibiu-nos tocar L'Estaca e acho que vocês devem saber". Foi aí que as 300 pessoas do público espontaneamente cantaram L'Estaca, uma rebeliom que foi acompanhada pelos músicos. Todo o episódio foi transmitido na televisão de Badalona.

Este incidente soma-se à suspensão dos atos do Onze de Setembro do ano 2011 e à retirada de uma banca informativa da ANC por ordem da polícia municipal de Badalona, em mãos do Partido Popular espanhol.

Reproduzimos aqui a lendária canção antifascista catalã nas suas versões em catalão e inglês.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.