1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

masroteiroPaísos Cataláns - Diário Liberdade - Sob o título "Depois do 9-N: Tempo de decidir, tempo de somar", o presidente da Generalitat Artur Mas apresentou ontem (25/11) em Barecelona o seu roteiro para o processo independentista.


Foto de Llibertat - Artur Mas apresenta ontem perante milhares de assistentes o roteiro face a independência.

Dito roteiro implica converter as eleições autonómicas em plebiscitáries -dada a proibição reiterada de Madrid para que os e as catalãs se expressem via referendo-, mas apenas caso todos os partidos que apostam pela independência compartilharem programa e listagem. Também deixou a porta aberta a não encabeçar a lista e afirmou que depois disto, não se apresentará.

Segundo Mas, a listagem conjunta estaria formada por partidos e pessoas reconhecidas da sociedade civil, que teriam o compromisso de não voltar a se apresentar às eleições. Esse é, precisamente, um dos requerimentos que chegavam de alguns setores da sociedade civil catalã, que consideravam que isso ajudará a quem quiser votar pela independência não ter reticências por não se identificar com algum dos partidos nessa listagem.

Se a listagem independentista obtiver maioria absolula, Mas calculou que em 18 meses se poderão fazer as negociações oportunas para estabelecer o quadro do novo estado independente. Paralelamente, pode-se adiantar, segundo Mas, a redacção de uma constituição. Após esse período, o Povo Catalão votará em referendo a Constituição e eligiria o primeiro Parlamento do novo país.

Todo isto, poderá variar caso do Governo espanhol chegar uma oferta de referendo legal ou outro aparelho de decisão formal e legalizado, mas os precedentes em Madrid não apontam nessa vontade democrática. Ao longo do seu discurso, Mas deu algumas ideias sobre como seria uma Catalunha independente, sempre num quadro social-democrata.

Aliás, sobre o Presidente catalão Artur Mas pairam várias denúncias de setores extremistas do nacionalismo espanhol e mais das instituições do regime espanhol, através do seu procurador Torres-Dulce, que tencionam a sua inabilitação pela celebração da consulta popular sobre a independência, à revelia da proibição de Madrid. Tem havido auto-inculpações e mobilizações para protestar por este novo obstáculo à democracia.

Unidade de ação após 9N

O processo participativo de 9N chegou com a unidade de ação, não isenta de alguns desacordos, entre os partidos pró-consulta democrática na Catalunha, nomeadamente CiU, ERC, ICV e CUP. Desde 9N até ontem (dia em que fechou o processo participativo em algumas mesas do país), dita unidade permaneceu em suspenso e, aliás, não houve ações adicionais de qualquer tipo.

Com o roteiro apresentado por Mas ontem, o processo põe-se em andamento de novo e um dos vários reptos à frente é verificar se se poderá fazer também com unidade de ação. Das entidades da sociedade civil catalã, e sobretudo da Assembleia Nacional Catalã (ANC), que está a liderar o movimento social face à independência, exigiu-se ontem essa unidade.

Por enquanto, ICV -filial da espanhola IU que, no entanto, apoiou em todo o momento o processo democrático- já ameaça sair-se, porquanto exige um referendo legal que, aliás, sabe perfeitamente impossível no quadro legal espanhol. Será difícil, portanto, contar com ICV nesta fase.

A esquerda independentista das CUP não respondeu ainda as palavras de Mas, mas a sua participação será chave para a consecução de uma maioria absoluta independentista.

Já ERC é, enfim, o partido que neste momento tem a iniciativa: com o oferecimento de Mas, uma resposta positiva dos social-democratas independentistas porá automaticamente em andamento o processo. O oferecimento de Mas para não ser cabeça da listagem deixa fácil ERC aceitar a candidatura unitária, tendo em conta que as últimas sondagens davam a essa formação fortes possibilidades de vitória em caso de eleições neste momento. Saberemos alguma coisa provavelmente já na semana que vem, quando o porta-voz da ERC, Oriol Junqueras, poderá aproveitar vários atos públicos que tem previstos para dar resposta ao presidente catalão.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.