1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

auto-inculpaPaísos Cataláns - Llibertat - [Tradução Diário Liberdade] Na quinta passada (20) os partidos a favor da consulta soberanista na Catalunha assinaram uma carta de autoinculpação onde "admitem ser os mandantes e co-autores das ações que são atribuídas aos membros do Governo derivadas da organização e execução do 9-N".


Perante a ofensiva legal espanhola contra o Governo Catalão após a realização duma consulta não-vinculativa sobre a independência deste país, os partidos políticos que a promoveram fazem frente comum em apoio ao Presidente da Catalunha e dois dos seus Consellers (Ministros) acusados.

A carta autoinculpatória lembra, todavia, que o Parlamento Catalão aprovara no 13 de Novembro uma moção pela qual assumia de forma coletiva as consequências do processo participativo do dia 9 e que rejeitava a exigência de responsabilidades por via judicial, entre outras questões.

A carta está assinada por Jordi Turull (CiU; partido no poder), Marta Rovira (ERC; partido em coalizão de governo), Dolors Camats (ICV-EUiA) e David Fernández (CUP).

Por outra parte, algumas das autoinculpações feitas por diversos cidadãos particulares tiveram alguma cobertura mediática, como a carta escrita ao procurador geral do Estado espanhol por uma vizinha de Barcelona de 96 anos, ou a autoinculpação feita à delegacia da polícia espanhola da localidade de Igualada por parte de Ignasi Vich, membro do Comité Executivo do Círculo Catalão de Negócios.

Para "facilitar" as autoinculpações, acabou de se criar a associação Drets ('Direitos'), com tal de denunciar e apresentar-se legalmente como acusação popular contra os ataques de catalanofobia. Esta associação colocou no seu sítio um formulário para os cidadãos poderem se inculpar pela sua participação no 9-N.

Finalmente, a Assembleia Nacional Catalã convocou para esta segunda-feira (24) às 20 horas na praça Sant Jaume de Barcelona o primeiro acto de solidariedade com os inculpados da denúncia apresentada pela Procuradoria espanhola, com o lema "Nenhuma denúncia nos há de parar. Todos somos 9N".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.