1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

200814 eiRede Voltaire - [Tradução do Diário Liberdade] Países do este da Europa armaram o grupo jihadista Emirado Islâmico no Iraque e o Levante (EIIL ou Daesh, em árabe) com a aprovação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).


Assim foi revelado no sábado pelo diário norte-americano The World Tribune, citando uma fonte diplomática anônima.

A fonte acrescentou que o EIIL (hoje conhecido como Emirado Islâmico) pediu «mísseis antitanques, RPG, equipes de telecomunicações e coletes antibalas a países europeus como a Bulgária, Croácia, Romênia e Ucrânia».

«Os serviços de inteligência da OTAN facilitaram a entrega desse armamento afirmando que era uma ajuda humanitária à Síria», assegurou a fonte, para depois sublinhar que a Turquia desempenhou um papel crucial em equipar a Daesh.

O diplomata assegurou que o EIIL começou a pedir armas e equipes militares desde o princípio de 2013. Neste senso, a Croácia proporcionou lançafoguetes e veículos blindados, enquanto a Romênia tanques, a Ucrânia armamento para a infantaria e a Bulgária a munição, enfatizou.

Cabe assinalar que na semana passada as forças iraquianas revelaram que os elementos do Emirado Islâmico utilizam armamento israelense em suas ofensivas dentro do território iraquiano.

Os jihadistas do Emirado Islâmico, que desfrutam do apoio de países ocidentais e regionais, perpetram diversos atos criminosos tanto na Síria como no Iraque, incluídas execuções sumárias e sequestros em massa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.