1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

ahmedPalestina - La Radio del Sur - [Tradução do Diário Liberdade] O líder do braço armado do Hamas, Ahmed Jabari, assassinado ontem em um ataque seletivo pelo Exército israelense, estava negociando com o governo hebreu uma trégua permanente, segundo revelou nesta quinta-feira o pacifista israelense Gersho Baskin, que mediou na liberação do soldado Gilad Shalit.


Segundo relatou o ativista ao diário Haaretz, horas antes de sua morte Jabari havia recebido o rascunho de um acordo permanente de trégua com Israel, que incluía mecanismos para manter o cessar fogo em caso de conflitos entre Israel e as facções palestinas na Faixa de Gaza.

Baskin ressaltou que altos commandos isralenses estavam a par de seus contatos com o Hamas e com a Inteligência egípcia com vistas a alcançar uma trégua permanente, mas pese a isso, aprovara o assassinado do líder das Brigadas Ezedin al-Qassam. “Acredito que cometeram um erro estratégico” que “custará as vidas de um bom número de pessoas inocentes em ambas as partes”, lamentou.

Baskin conhecia Jabari quando atuou como mediador entre o negociador israelense nas negociações para liberar Shalit, David Meidin, e o próprio chefe do braço armado do Hamas.

“Jabari era o homem todo-poderoso no comando, sempre recebia as mensagens através de uma terceira pessoa”, explicou, precisando que trocou mensagens com ele quase diariamente até que se fechou o acordo para a liberação do soldado israelense, sequestrado por um grupo próximo ao Hamas em junho de 2006.ahmed2

Segundo o ativista, nos dois últimos anos chegou à conclusão de que os enfrentamentos entre Israel e Gaza não beneficiavam nenhuma das duas partes e em alguma ocasião mediou para evitar ataque do Hamas contra território israelense. De fato, precisou, quando finalmente o Hamas retomou os disparos de foguetes, fez-o “intencionalmente” contra zonas desabitadas.

Desde há um mês, Baskin estava trabalhando emu ma trégua e havia mostrado ao ministro de Defesa israelense, Ehud Barak, um rascunho do acordo. Tal acordo havia assentado as bases para uma trégua permanente entre Israel e Hamas.

Ante a falta de decisão das autoridades israelenses, Baskin optou por retomar os contatos nas últimas semanas com o Hamas e com o Egito, os últimos nesta mesma semana.

Ainda que tenha reconhecido que Jabari “não era um anjo e nem um homem de paz”, lamentou que “seu assassinato também matou a possibilidade de se alcançar uma trégua e também a capacidade dos mediadores egípcios de atuar”.

ahmed3

Com informações de TerceraInformación/La Radio del Sur

Tradução de Lucas Morais para o Diário Liberdade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.