1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

290812 porto ricoPorto Rico - Prensa Latina - Cinco militantes independentistas que participaram do Encontro Juvenil Latino-americano em Solidariedade com a Revolução Bolivariana foram detidos ontem pelas autoridades dos Estados Unidos ao regressar ao Porto Rico.


Milagres Rivera, presidenta do Comitê de Solidariedade a Cuba (CSC), denunciou que os independentistas foram detidos no aeroporto internacional de Ilha Verde, no vizinho município de Carolina, por agentes de Alfândega e Proteção de Fronteiras, que os submeteram a assédio e intimidação, além de violar seus direitos de ir e vir.

"Os agentes federais, de forma grosseira e ameaçadora, pretenderam intimidar os colegas, a ponto de um deles ficar detido por quatro horas", afirmou à Prensa Latina a também dirigente da Frente Socialista de Porto Rico.

As cinco vítimas do abuso dos agentes federais foram Carlos De Jesús e Angelica Acosta, da Juventude da Frente Socialista; Paola Valcárcel e Miguel Martínez González, da Juventude do Partido Nacionalista de Porto Rico, e Angie Maldonado, da Brigada Juan Rius Rivera.

"Disseram-me que não me preocupara com advogados, porque aí não valem nada porque esse é território dos Estados Unidos", manifestou Rivera.

Aos jovens, que foram soltos após quatro horas, foram confiscadas de forma provisória seus computadores portáteis, seus telefones celulares e suas câmeras fotográficas, para realizar exames de perícia e extrair informação.

Com o fim de tentar acusar os viajantes, os agentes federais tomaram a Declaração Final do Encontro Juvenil Latino-americano em Solidariedade com a Revolução Bolivariana para ver se falava de "derrocar o governo pela força", disse Rivera.

Igualmente revisaram outros documentos, livros e os correios eletrônicos contidos nos computadores portáteis de alguns dos lutadores independentistas, que chegaram ao Porto Rico procedentes do Panamá, onde realizaram uma escala.

"Queriam saber que lugares tínhamos visitado na Venezuela, com que propósito, quem tinha pagado nossas passagens aéreas e com quem nos tínhamos reunido", explicou Angelica Acosta.

Carlos De Jesús foi o último dos militantes independentistas a ser solto, cerca das 20:00 hora local, pois os agentes acharam suspeito que tivesse um telefone celular com câmera integrada e não tivesse nenhuma foto.

O encontro na Venezuela foi realizado entre os dias 22 e 27 de agosto em 11 estados da República Bolivariana da Venezuela e seu encerramento foi em Caracas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.