1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

ortega-300x225Galiza - Plataforma Pro-Oficialidade - No começo desta campanha 2013/2014 hai um palanador que está a destacar por cima do resto com uns excepcionais resultados desportivos, leva já 6 vitórias em abertos das distintas conferências da LNB e recorridos centos de km cada fim de semana para jogar nas distintas conferências que existem polo País. Falamos com Luís Pirucha.


Quanto tempo levas jogando à bilharda e como a conheciches?

Comecei em 2010. Conheci-na graças à difusom das actividades da Liga Nacional de Bilharda no portal informativo Vieiros.com

Mas realmente pode que quando era pequeno tivesse algum contacto com ela, mas nom lembro bem. A minha mai e o meu pai jogavam de pequenos, e a sua família igual. A liga foi uma grande descoberta e ajudou a unir a nossa família, ou pelo menos encontrámos na bilharda uma actividade em comum. Para mim poder competir numa actividade desportiva que foi das únicas que praticou a minha mai, ou possivelmente a única, é algo realmente maravilhoso. E que para além disso ela tamém faga parte da minha equipa ainda o é mais.

É um jogo ou um desporto? Por que?

As duas cousas. É um desporto porque cumpre todos os requisitos para ser considerado como tal. E é um jogo quando se pratica sem competir, entre um pequeno grupo de amigos. Ainda que isto último pouco se fai. Quando se junta gente é para treinar.

És dos jogadores que máis se move polo País para desputar abertos, crês que hai muita diferença entre as formas de levar a competiçom nas distintas conferências? Hai muita diferencia de nivel entre estas?

Há conferencias onde participam 70 pessoas numa jornada e noutras onde tenhem participado 9 ou 12. Há quem di que cada vez joga mais gente, mas vê-se que em duas das conferencias mais antigas o número de participantes é cada vez menor. E se non se dá uma milagre penso que vam desaparecer com o tempo.

Depois o que mais me fode é ver gente que faz qualquer cousa para ganhar. Inclusive tenho visto vezes em que um duma equipa se deixava perder numa eliminatória contra alguém da mesma e ainda depois faziam o teatro de "ai, venceste-me". Parece-me ridículo que para ganhar uma competiçom onde há vezes que somos 14 pessoas aconteçam essas cousas. Tamém há quem despraza a bilharda mais para diante de onde caiu, etc... algo completamente estúpido.

Há conferencias onde durante a competiçom 90% das conversas som sobre bilharda, isso aborrece-me muito. Nesse sentido a que prefiro é a Norleste, o ambiente á diferente, e falasse de centenas de cousas.

É obvio que desde que nasceu a LNB esta mudou muito com os anos, vendo-o com perspetiva que diferenças ves desde que começaches a jogar na Liga à situaçom atual?

Quando entrei pensava que aquilo era incrível e que se ia multiplicar com o passar do tempo. Agora estou a ver a realidade, que é que cada vez há menos compromisso, e que a LNB vai desaparecer.

É este ano o teu melhor a nivel desportivo? Quales som as tuas espetativas a respeito do que fica de tempada e de cara às finais nacionais?

É o melhor, ainda que agora estou a baixar o nível. Mas suponho que é normal porque venho de superar vários records e tamém está a questom de que joguei muito e há momentos em que te cansas de tudo. No que resta de liga o que quero é manter os records e tentar ampliá-los. Nas finais nom tenho ambiçons, ali é diferente, decide-se tudo num dia. Pessoalmente prefiro outro tipo de títulos, que som os de conferência, que é o trabalho do ano inteiro. A Liga é outra cousa, e depende de como esteja esse dia a equipa. Já ganhei duas em anos anteriores e estou satisfeito. Nesse sentido o que me pode interessar é mais a competiçom individual e a de varados, mas para isso nom tenho nível.

Crês que com o passo do tempo os rivais máis duros de anos anteriores se atopam agora em um segundo escalóm ante a chegada de novos palanadores e palanadoras com mais nivel?

O nível de jogo aumentou muito. E até hai gente que treina, e isso vesse depois na pista. Antes havia um grupo de cinco pessoas que costumava ganhar tudo. Agora está muito mais repartido.

Cara onde caminha a bilharda? Qual será seu futuro dentro duns anos?

Eu quero pensar que vai existir uma grande liga com muitos jogadores e seguidores, mas para isso há que crear um formato interessante para o público e para quem compite. Eu aposto por um sistema em que uma equipa se enfrente a outra, como noutros desportos. Seja 8 contra 8 ou 12 contra 12. Mas é difícil. E tamém está a questom dos medios de comunicaçom que ainda que alguma vez divulgam a bilharda nom se implicam demasiado.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.