1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

13014032124 16bb97c333 zUruguai - Opera Mundi - Candidato apoiado pelo presidente Pepe Mujica é favorito, como apontam três sondagens divulgadas recentemente no país.


O ex-presidente e candidato da Frente Ampla, Tabaré Vázquez (foto), lidera as intenções de voto para o segundo turno no Uruguai, que será realizado no domingo (30/11), como apontou a pesquisa divulgada na noite desta quinta-feira (20/11) pelo Grupo Radar. O ex-presidente aparece na sondagem com 52,2% das preferências, enquanto Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, possui 42,3% da preferência do eleitorado. A tendência é reforçada por outros dois levantamentos.

A pesquisa revela ainda que 4,3% dos eleitores votarão em branco ou nulo e 1,2% não sabe ou não respondeu.

Outras duas pesquisas reforçam a tendência de vitória de Vázquez, que é apoiado pelo atual presidente, José Pepe Mujica. A sondagem divulgada pela Equipos Mori aponta que o candidato da Frente Ampla tem 51% das intenções de voto e Lacalle, 38%.

Já a empresa Factum indica que o ex-presidente tem 52%, enquanto o candidato do Partido Nacional aparece com 37%. Os indecisos são 5%, enquanto 6% votarão em branco ou nulo. Questionados sobre quem ganhará as eleições, 84% declararam que Vázquez e 12%, Lacalle Pou.

Com o lema "Juntos pela terceira vez", Tabaré Vázquez propõe um terceiro governo de esquerda, com ênfase nos crescimentos econômico e produtivo, a geração de empregos qualificados e o investimento em infraestrutura física, além da melhora nos índice de educação e segurança.

O candidato do Partido Nacional defende que os programas sociais implementados pela Frente Ampla que estão dando certo sejam mantidos. Ao mesmo tempo, irá fazer correções em algumas áreas, como segurança pública e educação, onde as estatísticas mostram que são as maiores preocupações da população. "Manter o que está bem feito, mudar o que está mal e fazer o que nunca foi feito", afirma Lacalle Pou.

Primeiro turno

No primeiro turno das eleições, Vázquez obteve 45,8% dos votos, enquanto Lacalle Pou conquistou 31,5%. Na terceira colocação ficou o candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, com 13,3% das preferências.

A Frente Ampla também obteve maioria nas eleições parlamentares. Com 48% dos votos, quantidade similar à das eleições de 2009, a coalizão obteve 50 de 99 deputados e pela terceira vez consecutiva garantiu maioria parlamentar, fato inédito nos últimos 60 anos. Os partidos Nacional, de Lacalle Pou, e Colorado, de Pedro Bordaberry obtiveram 31% e 12%, respectivamente.

No Senado, a força governista contará com 15 dos 30 legisladores. A soma, no entanto, penderá para a FA caso Vázquez vença a disputa, o que dará ao candidato a vice-presidente, Raúl Séndic o direito a voz e voto entre os senadores.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.