1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

020815 abertisEstado espanhol - La Marea - [Traduçom do Diário Liberdade] Endesa, Iberdrola, Red Eléctrica, Banco Sabadell, Bankia, Banco Santander, Abertis -com recorde- e Aena incrementárom os seus lucros, alguns até 79,9%.


Os primeiros seis meses deste 2015 fôrom rendíveis para as grandes empresas multincionais espanholas. Os resultados das principais companhias elétricas, multinacionais dedicadas às infraestruturas e entidades financeiras experimentárom um aumento dos lucros que, em alguns casos, como o de AENA, atingiu os 79,9%.

A elétrica Endesa melhorou suas previsons de lucros e nesta semana anunciou que foram 870 milhons de euros, 17,1% acima do conseguido no primeiro semestre de 2014. A companhia que preside Borja Prado assinala que essa melhoria de resultados se baseou fundamentalmente no crescimento da margem de lucro em seus serviços de luz e gás. Contabilizando unicamente o ámbito ibérico (Estado espanhol e Portugal) os lucros dessa multinacional subírom 56%.

Também Iberdrola melhorou os lucros em relaçom a 2014. No primeiro semestre do ano, registrou uns lucros netos de 1.505,9 milhons de euros, mais 7,4% do que na primeira metade do ano anterior. A companhia aumentou também a margem bruta de lucro em 7,5%. O presidente de Iberdrola, Ignacio Sánchez Galán, ganhou 44.000 euros diários durante este período, cerca de 8 milhons de euros em seis meses.

Rede Elétrica Corporación, que gerencia o sistema de fornecimento elétrico espanhol, conseguiu um lucro de 308,8 milhons no primeiro semestre. A companhia, participada em 20% pola Sociedade Estatal de Participaçons Industriais e em 80% por diversos acionistas, entre os quais fundos de investimento ou bancos como o HSBC, ganhou 6,5% mais que os primeiros seis meses de 2014.

Por seu turno, Gás Natural Fenosa reduziu os seus lucros 19,5%, embora tenha atingido 751 milhons de euros. A queda comparada com 2014 explica-se porque no ano anterior a companhia vendeu o negócio de telecomunicaçons, o que incrementou seu volume de lucros.

Recorde histórico de Abertis

A grande banca também experimentou um crescimento dos seus lucros. O Banco Sabadell ganhou 352,2 milhons de euros até junho, mais 55,3%, ultrapasasndo, pola primeira vez, os 200.000 milhons de euros em ativos. O lucro líquido da nacionalizada Bankia ainda foi superior: 556 milhões de euros, um 11,5% mais que no primeiro semestre do ano anterior. O Grupo BFA, matriz da entidade que preside José Ignacio Goirigolzarri, acumulou um lucro líquido de 1.393 milhons até junho. E o do Banco Santander, de 3.426 milhons, 24% mais do que no primeiro semestre do ano passado.

Entre as multinacionais das infraestruturas, o caso mais destacado é o de Abertis, que neste semestre atingiu os maiores lucros da sua história: um lucro líquido de 1.677 milhons de euros. Esta quantidade multiplica por cinco a conseguida nos seis primeiros meses de 2014. O grupo presidido por Salvador Alemany atribui este espetacular registro à saída a Saca de Cellnex, umha filial de gerenciamento de torres de telefonia móvel.

Por último, o gestor aeroportuário Aena ficou cerca de dobrar lucros. Até junho, ganhou 275 milhons de euros, 79,9% acima do mesmo período do ano anterior. Entre os motivos para este resultado, estariam as deduçons fiscais extraordinárias aplicadas sobre o imposto sobre lucros, que supugérom 54,7 milhons de euros.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.