1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

121115 intBrasil - CCJ - Evento teve lotação de mais de 200 pessoas no anfiteatro do CCJ com intervenções do público e questionamentos atuais sobre o pensamento dos filósofos alemães


O curso de introdução à obra de Marx e Engels que aconteceu no Centro Cultural da Juventude (CCJ) mobilizou jovens de diversas regiões da cidade, não apenas da zona norte, como também, de diversos outros lugares da cidade.

Com o anfiteatro lotado, o representante da Boitempo Editorial Kim Doria deu às boas-vindas ao público que compareceu e ressaltou que no ano de 2016 outros eventos como este acontecerão no espaço.

A primeira etapa da discussão se deu por meio da mediação de Djamila Ribeiro, mestranda em Filosofia do Direito e colunista da revista Carta Capital com o professor e também filósofo Alysson Mascaro que lançou seu livro Estado e Forma Política (Boitempo Ed.) na ocasião.

Em aula didática, Mascaro ressaltou a urgência do pensamento Marxista na atualidade, segundo ele, nos últimos 20 anos o pensamento de Karl Marx e Engels voltou a ser lido e virou “moda”. Dentre muitos assuntos, Mascaro ainda lembrou da onda reacionária que atinge não somente o Brasil, mas em todo o mundo, como ele mesmo citou,  com afirmações estapafúrdias.

Após a primeira mesa, foi a vez de um debate onde estiveram presentes conhecidos acadêmicos, entre eles, Silvio Almeida, professor e Filósofo do Direito (Mackenzie), a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato (USP), Dennis de Oliveira, professor de Ciências Sociais (USP) e mediação de João Alexandre Peschanski, professor de Ciência Política das Faculdades Cásper Líbero.

O professor Silvio Almeida falou sobre as militâncias LGBT e principalmente da causa negra, insistiu na questão das lutas de classe, conceito advindo do pensamento Marxista e que segundo ele é atemporal e cada vez mais evidente.

Como filósofo do Direito, Almeida pontuou a importância da conquista e manutenção dos direitos assegurados para as classes mais pobres, pois somente por meio deles é que uma sociedade pode avançar. “O direito existe porque a ética falhou”, relembrou.

Neste clima se encerrou o primeiro de muitos Cursos de Introdução à Obra de Karl Marx e Engels no Centro Cultural da Juventude, com muita reflexão e questionamentos com a frase de Antônio Gramsci citada por Dennis de Oliveira, “sejamos pessimistas na análise e otimistas na ação”.

Imagens: Boitempo Editorial 

Ronaldo Lages é estagiário de jornalismo no Centro Cultural da Juventude (CCJ).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.