1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

xangaiChina - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A crise na Grécia fez despencar as bolsas em Xangai, na China (o maior mercado bursatil e financeiro chinês, e cada vez mais aberto à "economia globalizada"). Foi a pior queda em duas décadas, que aliás foi quando a bolsa de Xangai começou a funcionar como tal.


Bolsa de Valores de Xangai. Foto: Aaron Goodman (CC BY-ND 2.0)

A crise não começou agora, mas se prolonga há várias semanas. As perdas estão calculadas na casa de US$ 3 trilhões. Centenas de empresas pararam de negociar as suas ações. A queda foi de 28% desde o dia 12 de junho.

A crise só não explodiu por causa da intervenção direta do governo chinês e o direcionamento da especulação na bolsa para os fundos públicos. Na atual etapa, o capitalismo não consegue nem sequer dar um passo à frente sem o estado burguês, dado o grau avançadíssimo do parasitismo financeiro.

A altíssima integração do mercado mundial reforça a necessidade da luta geral e mundial contra o capital. A crise na China é uma pequena, muito pequena, amostra do que veremos no próximo período. O castelo de cartas montado em cima da especulação financeira, que representa o coração do capitalismo atual, irá desmoronar em efeito dominó.

Está colocada, para o próximo período, a pior crise capitalista mundial da história. De acordo com Nouriel Roubini (o economista norte-americano que, em 2006, previu, em detalhes, o colapso de 2008), em 2016 explodirá a "mãe de todas as bolhas".

As emissões de títulos e dinheiro podre pelos principais bancos centrais têm como objetivo manter os lucros dos monopólios em pé. Mas os efeitos somente podem ser altamente tóxicos.

Neste ano, em 2015, há o efeito denominado por Roubini de "espuma": a aparente "estabilidade" e bonança que antecede a tempestade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.