1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

420432-970x600-1Brasil - Diário Liberdade - [Iris Toloni] A Ocupação Copa do Povo, Itaquera, São Paulo, fez um ato de saída do terreno no domingo (31).


 

Começou no espaço onde, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), foi ocupado no dia 3 de maio e terminou próximo ao terminal Itaquera, em frente ao estádio Itaquerão, lugar no qual se iniciou a luta. Em média, participaram três mil trabalhadores.

O governo federal, governo do estado, prefeitura de São Paulo e a construtora que era proprietária do terreno, fizeram um acordo para que ocorresse a retirada assinando um termo de compromisso para a construção das habitações.

Guilherme Boulos, um dos coordenadores do MTST, em seu pronunciamento explicou o que foi combinado no acordo: "O governo federal vai financiar a compra do terreno e depois juntará recurso da Caixa Econômica Federal (banco do governo federal), do governo do estado e da prefeitura para fazer a construção das nossas moradias."

O prazo será de dois anos e as famílias, nesse tempo, continuarão pagando aluguel ou irão às outras ocupações organizadas pelo MTST.

Maria, militante da Copa do Povo, ressaltou a importância de eles permanecerem unidos mesmo fora do terreno. "Não somos organizados apenas neste lugar, fora dele também! Isso é o que vai fazer toda a diferença. As pessoas acham que dentro da ocupação é duro, mas estão redondamente enganados porque fora dele também somos organizados."

No meio da passeata, os companheiros fizeram uma faixa de pedestres na rua do Parque do Carmo. Atitude para chamar a atenção ao local em que uma senhora morreu atropelada pela falta de segurança aos pedestres.

Guilherme enfatizou que a luta pelas moradias continuará até eles conseguirem, de fato, as moradias. "Nós conseguimos essa assinatura com luta e será da mesma forma que vamos dar o segundo passo: fazer o que está no papel virar concreto."

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.